Etapas no parto e pre parto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O trabalho de parto tem início com três principais sintomas característicos:
A eliminação de uma secreção espessa com filetes de sangue, que é o tampão mucoso;
O trabalho de parto tem início com três principais sintomas característicos:
A eliminação de uma secreção espessa com filetes de sangue, que é o tampão mucoso;
O rompimento da membrana que sustenta o líquido amniótico (a“bolsa d’água”);
As primeiras contrações (a barriga se contrai e podem surgir dores na região lombar e nas partes internas das coxas).
Este início do trabalho de parto ocorre ao ter início a dilatação do colo do útero, momento no qual o bebê já se prepara para sair. Esta dilatação possui três etapas importantes:
rompimento da membrana que sustenta o líquido amniótico (a “bolsa d’água”);
asprimeiras contrações (a barriga se contrai e podem surgir dores na região lombar e nas partes internas das coxas).
Este início do trabalho de parto ocorre ao ter início a dilatação do colo do útero, momento no qual o bebê já se prepara para sair. Esta dilatação possui três etapas importantes:
Fase latente ou precoce

Esta fase costuma ser a mais longa, mas menos intensa, com a dilatação do colo doútero podendo atingir até três centímetros. Durante toda sua duração manifestam-se as contrações (30 a 45 segundos por contração), as quais podem ser regulares ou não.Dores nas costas, cólicas semelhantes às da menstruação, sensação de calor no abdômen e eliminação do tampão mucoso ou rompimento da “bolsa d’água” são alguns dos sintomas apresentados pelas gestantes.


Fase ativa

Esta fase émais intensa, mais ativa e mais breve do que a primeira, podendo durar em média de duas a quatro horas. As contrações se tornam mais intensas, prolongadas e freqüentes. Elas podem durar de 40 a 60 segundos, com intervalos de três a quatro minutos (a média é de três contrações a cada dez minutos); a dilatação do colo do útero pode chegar a sete centímetros.
Quando as contrações se tornarem maisfortes, propiciando uma ligeira alteração do seu estado de consciência Procure uma posição gravitacional confortável, que permita a diminuição das contrações. A posição de cócoras permite que as articulações pélvicas (da bacia) atinjam uma maior abertura. Desta forma, a força da gravidade poderá atuar e as contrações terão maior energia no processo de expulsão do bebê.
Fase transacional

É afase mais intensa e desgastante do trabalho de parto. É o final da dilatação do colo do útero, estando o corpo quase totalmente preparado para o seu bebê nascer. A esta altura, a dilatação chega a 10 cm do colo. As contrações podem durar de 60 a 90 segundos cada, com intervalos de dois a três minutos. Uma pressão involuntária, como se quisesse evacuar, pode acontecer. Nesta fase, o fluxo de oxigênioé desviado do cérebro para a região do parto. Por isso, muitas mulheres relatam sonolência no trabalho de parto.

Na sala de pré-parto
O pré parto, que acontece na sala de pré parto da maternidade, é o momento em que a gestante espera, sofrendo contrações, até a hora do nascimento do bebê.

Nem toda contração, é necessariamente dolorosa, algumas mulheres definem como fortes cólicas entremomentos de dor e relaxamento, que acontecem geralmente em intervalos de cinco em cinco minutos.
Algumas mulheres relatam ter tido seus filhos em contrações pouco perceptíveis.

Geralmente o número de horas do pré parto é avançado, e alguns pré partos chegam facilmente a quinze horas, principalmente se for o caso da primeira gestação, contando do momento da primeira contração até a expulsão do bebê,
Procedimentos na sala de pré parto Banho, se necessário;
Vestuário leve; Tricotomia (raspagem dos pêlos); Palpação uterina
Acompanhamento dos sinais vitais (pulso, temperatura, respiração, pressão);
Repouso em decúbito dorsal (de costas) ou lateral esquerdo;
Aferição, a cada hora, da dinâmica uterina (número de contrações em 10 minutos);
Ausculta fetal a cada 30 minutos;
Toque...
tracking img