Etapas do mundo sociologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE SANTA INÊS
CURSO DE LETRAS
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS
ALUNO: ISAÍAS PIMENTA OLIVEIRA

1 - Com base na leitura dos textos de Raymond Aron em ‘’As etapas do pensamento sociológico’’ e de Octavio Lanni em “A sociologia e o mundo moderno’’, apresente o cenário político, econômico e cultural da Europa no século XIX quecolocou a sociedade como um objeto de interesse da ciência.

Durante o século XIX ocorreu varias transformações no cenário político, cultural e econômico do quadro europeu, na época a crises provocadas pela emergência e o desenvolvimento da sociedade civil, urbano-industrial, burguesa ou capitalista, também o modo de vida e trabalho na comunidade feudal vem abaixo com a formação da sociedadecivil, a organização do estado nacional. Há uma vasta, complexa e contraditória revolução social na Europa, transbordando para outros continentes. O mercantilismo, ou a acumulação originária, iniciava um amplo processo de europeização do mundo. Simultaneamente, a Europa sentia que se transformava, em sua fisionomia social, econômica, política e cultural. Estava em marcha a revolução burguesa,atravessando países e continentes, sempre acompanhadas de surtos de contra-revolução. No meio diferentes setores sociais, grupos e classes, províncias e regiões, interesses emergentes e estabelecidos, emergiam burgueses, trabalhadores assalariados diversos, camponeses, setores médios urbanos, intelectuais, burocracia pública e privada. À medida que se desenvolve e consolida a ordem social burguesa,impondo-se ao antigo regime, multiplicam-se as lutas sociais urbanas e rurais. Iniciada em 1789, o século XIX assiste às revoltas populares no campo e nos centros urbano-industriais. No meio dessa turbulência surge a necessidade estudar a sociedade, surge em um dado momento da história do Mundo Moderno. Em meados do século XIX, quando ele está em franco desenvolvimento, prevalecem, mais abertamente asforças sociais, as configurações de vida, as originalidades e os impasses urbano-industrial, burguesa ou capitalista. Os personagens mais característicos estão ganhando seus grupos, classes, movimentos sociais e partidos políticos; burgueses, operários, camponeses, intelectuais, a mercado, mercadoria, capital, tecnologia, força de trabalho, lucro, acumulação de capital e mais-valia; divisãointernacional do trabalho e colonialismo; revolução e contra-revolução. Um dos seus principais símbolos, o capital, parece estabelecer os limites e as sombras que demarcam distâncias entre o presente e o passado, a superstição e a ilustração, o trabalho e a preguiça, tradição e a modernidade. Em suas conotações sociais, políticas e culturais, além das econômicas, o capit, uma espécie de missãocivilizatória, em cada país e continente, no mundo. É claro que se podem reconhecer antecedentes ou prenúncios da Sociologia em idéias, filosofia pensamento de outras épocas.
2 - A sociedade industrial resultou em profundas mudanças no modo de vida do homem europeu. A sociedade surge a partir da necessidade de uma explicação para essas mudanças. Apresente e explicite a interpretação elaborada por KarlMarx, Max Weber e Emile Durkheim, destacando particularmente o entendimento desses pensadores acerca do abjeto da sociologia.
Karl Marx. Teve enorme importância para a política européia, ao escrever o Manifesto Comunista, juntamente com Friedrich Engels, que deu origem ao “Marxismo”, foi um ativista do movimento operário europeu. As influências de suas idéias atingiram todo o mundo,quando eledeixa a filosofia e começas a estudar o comportamento da sociedade , quando ele coloca a questão do materialismo histórico, coloca que a consciência dos homens é determinada pela realidade social, ou seja, pelo conjunto dos meios de produção, base real sobre a qual se eleva uma super estrutura jurídica e política e à qual correspondem formas de consciência social determinada.
Analisando o...
tracking img