Etapas do capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Descreva as etapas históricas da evolução do capitalismo.



Capitalismo comercial:

Foi marcado pela expansão marítima da Europa Ocidental em busca de novas rotas comerciais e expansãodos mercados consumidores e de matérias-primas. Nessa etapa foram criadas as primeiras companhias comerciais. A produção de mercadorias era em sua maioria artesanal. O produto que os países mais seinteressavam eram as especiarias. A sociedade era dividida em: Proprietários de terras, classe de trabalhadores e classe burguesa.



Capitalismo industrial:

O comércio não era mais onúcleo do sistema. O lucro vinha da fabricação de mercadorias. O regime agora é assalariado pois um trabalhador assalariado é mais um consumidor. O usso de máquinas aumentou e a produção também. Aurbanização aumenta. A desigualdade aumentou e os trabalhadores trabalhavam em locais muito sujos e as cargas horarias eram muito altas. Máquina á vapor, uso de carvão.



Capitalismo especulativo:

Usode eletricidade e motor a combustão, criação do automóvel, do avião, evolução na indústria química. Invenção do telégrafo e do telefone. A produção agora é na linha de montagem. A fabricação deprodutos é dividida em vários setores. Concentração e centralização do capital.



2- Caracterize a Segunda Revolução Industrial.



Desenvolvimento tecnológico, uso da eletricidade, invençãodo avião, do automóvel, descobertas na medicina, invenção do telégrafo e do telefone. As grandes potências eram Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e França.

Êxodo rural devido aos trabalhosgerados pelas indústrias. Utilização do petróleo e do gás como combustíveis, substituindo o carvão. Utilização do sistema de linha de montagem nas indústrias.



3- Estabeleça relação entre aindústria e o imperialismo do éculo XIX.

O imperialismo foi a corrida dos países a Europa Ocidental por matéria-prima e por mais consumidores. Então para que a indústria melhorasse...
tracking img