Etapas de um projeto arquitetônico 

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO 
1. Levantamento de dados: O cliente demonstra seus objetivos e necessidades. As características do terreno são estudadas (dimensões, solo, escritura, ventos etc).
2. Estudo preliminar: Através das informações obtidas no "Levantamento de dados", o arquiteto já tem condições para fazer um esboço inicial do projeto. Deve ser acompanhado de perto pelo cliente, jáque trata-se do início da elaboração da planta; antes de continuar o projeto, o arquiteto nesta fase deve receber a aprovação do cliente.
3. Anteprojeto: Nesta etapa, as dimensões e características da obra serão definidas. Será desenvolvido o projeto com a elaboração da planta-baixa de cada pavimento, contendo informações de cada ambiente, pilares, cálculo das áreas e etc. A volumetria,estrutura, planta de cobertura e instalações gerais serão definidas. O cliente deve aprovar o anteprojeto, para que o arquiteto passe para a próxima etapa.
4. Projeto legal: Nesta etapa, a configuração do projeto deve estar de acordo com as normas indicadas pelos órgãos competentes, com o objetivo de ser aprovada pela prefeitura municipal.
5. Projeto executivo: Muito mais técnico, consiste nodesenvolvimento detalhado do anteprojeto. Integra o projeto aos projetos complementares (elétrico, hidráulico, estrutural, telefônico etc), dando plenas condições à execução da obra, conforme o detalhamento do projeto.

3. Etapas do projeto.
As atividades técnicas de elaboração de projetos de edificações deverão ser conduzidas em etapas sucessivas pelo Contratante e pelo autor do projeto, sendo nomínimo, as seguintes :
- Levantamento de Dados
- Programa de Necessidades
- Estudo de Viabilidade;
- Partido Arquitetônico
- Estudo Preliminar;
- Anteprojeto;
- Projeto Executivo
3.1 Levantamento de dados
Nesta etapa o órgão solicitante deve fornecer informações relativas ao terreno onde se pretende implantar a obra, incluindo planejamento urbano, registros cadastrais, leis, consultade viabilidade e códigos municipais, estaduais e federais, serviços públicos, vizinhanças e condições ambientais, da área onde será implantada a edificação.
Verificar se a atividade prevista para a edificação depende de licenciamento de órgão estadual ou federal, principalmente quanto à elaboração de Estudo de Impacto Ambiental - EIA e Relatório de Impacto Ambiental - RIMA, de conformidade com aResolução N.º 1 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O licenciamento prévio poderá impor condições e limites a serem obedecidos na elaboração do projeto executivo que, uma vez concluído, será apresentado para a obtenção de Licença Ambiental de Instalação - LAI.
3.2 Programa de Necessidades
Determinação da entidade a ser instalada na edificação, de sua estrutura organizacional, deseus usuários, equipamentos e fluxos de funcionamento, e relação dos espaços necessários para a realização das atividades pertinentes à sua estrutura organizacional, seus ´lay outs´, respectivos dimensionamento e características.
3.3 Estudo de Viabilidade
Consiste na elaboração de análises e avaliações para seleção e recomendação de alternativas de concepção da edificação, seus limites, seuselementos, instalações e componentes.
3.4 Partido arquitetônico
Intenção formal de configuração e resolução da edificação a ser executada, baseada em condicionantes e determinantes obtidos pela análise dos dados e do programa de intervenção pretendido. São fatores condicionantes e determinantes, entre outros, o contexto onde a obra está inserida, a legislação regulamentadora, a complexidade e origor do programa de necessidades, a representatividade a ser atendida, a disponibilidade financeira definida pelo solicitante, os meios construtivos disponíveis, os sistemas de modulação e padronização da construção existentes.
3.5 Estudo Preliminar
Será desenvolvido a partir da análise e consolidação do Programa de Necessidades e deverá caracterizar o organograma de espaços, atividades e...
tracking img