Etapas de elaboração de uma coreografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
V FESTIVAL DE TEATRO, DANÇA E MÚSICA DE OURINHOS
A dança como modalidade esportiva é um importante meio de expressão artística, que possibilita a ação pedagógica ao oportunizar a aquisição de habilidades físicas, a construção de conhecimento e a consciência crítica (Ribeiro, Faria Junior e Vilela In Faria Junior, 1999).
Embora a dança não seja um dos conteúdos que tenho mais afinidade, foiatravés dela que me permiti ser aluna outra vez e compartilhar com meus alunos a experiência de participar da elaboração de uma coreografia.
Foi através de um projeto da Diretoria de Ensino da Região de Ourinhos, “Festival de Teatro, Dança e Música das Escolas Estaduais”. Inicialmente promovido pela Secretaria de Estado da Educação (2003 e 2004); e a partir de 2005 foi incorporado ao Plano deTrabalho da Diretoria de Ensino Região de Ourinhos.
Logo no início do ano letivo de 2007, começaram os preparativos para o Festival, durante o planejamento escolar. Nesta primeira etapa as Professoras Coordenadoras e Orientadoras Pedagógicas – PCOPs, propuseram o tema do Festival, orientando os professores para que o trabalho fosse interdisciplinar. A partir daí os professores e alunos iniciaram ostrabalhos. Como as apresentações do Festival aconteceriam durante o mês de setembro, os estudos se deram durante segundo Bimestre.
A segunda etapa foi envolver os alunos e contextualizá-los, neste ano o tema foi “Anos 60” – os anos dourados. Então juntos, professores de História, Artes e Educação Física iniciaram os trabalhos.
Foram apresentados aos alunos das 7ª e 8ª séries, filmes, vídeos sobreos acontecimentos deste período no Brasil e no mundo. E então estudos sobre a década de sessenta foram encaminhados a partir das perspectivas históricas e artísticas da época.
Os alunos puderam analisar o período histórico e verificaram que os anos 60, foi um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas. Em um primeiro momento, influenciada por projetos ideológicosalternativos já lançados na década de 50, e 1964 o Golpe Militar, a censura. De 1966 a 1968, revela as experiências com drogas, a perda da inocência, a revolução sexual e os protestos juvenis contra a ameaça de endurecimento dos governos.
O Rock, os movimentos de cinema e de teatro de vanguarda foram as representações culturais deste período no Brasil e no mundo. Em 1969 ocorre o Festival de Woodstock,nos EUA, enquanto isso no Brasil os jovens viviam um período de tortura, censura, terror e medo: de um lado a repressão implacável do governo, de outro a esquerda radical combatendo a ditadura com armas.
Vislumbrando esse cenário de mudanças sócio-cultural-econômica, inicia-se a terceira etapa do projeto: a escolha da música. Diante de tanta produção e qualidade musical, decidimos, eu e osalunos, montar um “pout-pourri” de músicas que representassem o lirismo do início da década, a irreverência dos rocks e a politização dos estudantes na luta pela liberdade de expressão que teve início no final dos anos 60.
Ritmo da Chuva (Fernanda Takai), Biquini de Bolinha Amarelinho (Blitz) e Tropicália (Caetano Veloso) foram essas as músicas escolhidas, com regravações mais atuais oportunizando umareleitura das músicas dos aos 60.
Essas três etapas aconteceram durante as aulas do mês de junho. No início de julho de 2007, iniciamos a etapa de idealização da coreografia. A princípio as dúvidas e as idéias se cruzavam de tal forma que ficamos alguns dias para definir que rumo dar a coreografia. Utilizaríamos estilos tradicionais ou também faríamos uma releitura dos movimentos? Decidimos,assim como na escolha da música, mesclar estilos. Foi então que conseguimos começar sistematizar a coreografia.
Em “Ritmo da Chuva”, decidimos por pares românticos e movimentos leves, “Biquini de Bolinha Amarelinho” movimentos característicos da época, como o twist, por exemplo. E com o “é proibido proibir”, em Tropicália, a coreografia foi elaborada e executada apenas por meninos, que exibiram...
tracking img