Etapas 1 e 2 - desenho técnico - atps - anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Politécnica de Matão

Atividades Práticas Supervisionadas

Desenho Técnico

Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação

Matão - 03/04/2012
Etapa 1:
Responda àsseguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico:
a) Defina quais é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.
O desenho técnico tem como objetivoexplicitar com rigor a forma e as dimensões do objeto representado, bem como os aspectos relevantes. Estes não possuem ambiguidade em sua interpretação.
O desenho livre, ao contrário do desenhotécnico, tem como objetivo apenas transmitir uma imagem, sem ênfase em detalhações na forma e dimensão do objeto desenhado. Logo, há a possibilidade de mais de uma interpretação na leitura do desenhorepresentado.

b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.
Entre os diversos modos que os desenhos técnicos podem ser representados, os mais usuais sãorepresentação em vista e representação em perspectiva.
A representação em perspectiva é a técnica de representação do objeto em espaço tridimensional para uma superfície plana, fazendo com que a imagem obtidase aproxime daquela que vemos. O desenho assemelha – se ao objeto físico, não sendo necessário nenhuma habilidade especial para interpreta – lo. Já a representação em vistas múltiplas se baseia noconceito de projeção ortogonal, possuindo maior quantidade de informações como anotações, notas de fabricação, notas de montagem, etc. Este tipo de desenho obedece a normas e convenções, no momento desua criação.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido seni ambigüidades, é
necessário que obedeça a determinadas regras e convençöes, de forma que todos os
implicados noprocesso de desenho "faleni a mesma Lingua". Especifique qual é a norma ou órgäo que serve como referencia para maioría das normas individuais de cada país.
O principal órgão regulamentador de normas...
tracking img