Etapa3 atps contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos do ativo

O Ativo tem sido definido de várias maneiras, sendo que a mais tradicional a que diz: “ ativo é um conjunto de bens e direitos a disposição da administração...” ou variantescomo “ ativos são os meios conferidos à administração para gerir a entidade” e similares.
Estas definições tradicionais, conquanto possam passar um ideia aparentemente singela e clara do que sejaativo em um determinado momento, não caracterizando oque o ativo representa, efetivamente, para a entidade.
As conceituações dos elementos do patrimônio de uma entidade precisam atentar:
para anatureza do que esta sendo definido;
para sua mensuração.
Não se deve misturar a conceituação com o problema da mensuração, pois a conceituação deve ser, necessariamente, rigorosa e pura, ao passo que amensuração, as vezes, tem de se a ter às limitações de quem avalia a mensura (o contador) e de quem utiliza a inforamação (o usuário), além das restrições do mei ambiente.

Ativos, Transformando-seem Dinheiro

Esse tema se refere ao Ativo (bens direitos), nossos patrimônios individuais, como por exemplo casas, carros, jóias, obras de arte, entre outros bens mateiras, que são utilizados efuturamente esses ativos poderem ser trasnformados em dinheiro. As aplicações financeiras do dinheiro excedem também visam proteger o proprietário dos recursos contra perda de poder aquisitivo da moeda eproduzir um fluxo real de juros.
Ativo, pode ser definido como algo que possui um potencial de serviço, em seu bojo, para a entidade, capaz – direta ou indireta, imediatamente ou no futuro – degerar fluxos de caixa.
Até 2007 os ativos podiam ser reavaliados ( novo valor de mercado ). A reavaliação de ativo foi extinta pela Lei Nº 11.638/07.

Passivo
Uma caracteristica essencial de umaexigibilidade é que a empresa tem uma obrigação no momento da avaliação. Uma obrigação é o dever ou a responsabilidade de agir ou de cumprir algo de uma certa forma.
As obrigações podem ser...
tracking img