Etapa n 06 passo 1 2 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Percepção e Comunicação

Leis de Percepção:

Tendência á estrutura: Para interpretar a informação dos estímulos captados pela visão, o homem segue algumas estratégias também chamadas leis de percepção.

Tendência a estrutura: Nessa estratégia, o indivíduo é naturalmente levado a organizar ou estruturar os diferenciais elementos que se deparam num campo de estimulações.
Proximidade:Tendemos a estrutura elementos que se encontrem próximos uns dos outros.
Semelhanças: Tendemos a estruturar elementos que tenham forma ou textura semelhantes.

Segregação Figura-Fundo: Tendemos a percepcionar figuras definidas e salientes que se escrevem em fundos indefinidos e reentrantes.

Pregnância ou Boa-Forma: A qualidade que determina a facilidade com que percebemos figuras bem formadas,temos uma melhor percepção das formas simples,regulares,simétricas e equilibradas.
Fechamento: Temos tendência para preencher os espaços vagos das figuras que vemos.
Continuidade: Temos facilidade para enxergarmos figuras pregnantes, com regularidade e simplicidade ou seja linhas que apresentam melhor continuidade tendem a se destacar como unidades isoladas.
Constancia Perceptiva: É um fatorimportante para dar sentido ao mundo físico denominados Constancia do tamanho, exemplo: quando vemos uma pessoa se afastar a projeção dessa pessoa em nossa retina diminui ,sabemos que ela não diminui de tamanho apenas se afastou.
Denominamos Constancia da forma: Quando as formas dos objetivos são as mesmas,apesar dos diferentes ânulos.
Denominamos Constancia da cor:Quando percepcionamos que as coressão constantes mesmo com a mudança de luz ou sombra sobre elas.
Percepção Fisiológicas:São divididos em três partes:
Acomodação do Cristalino:Quando a fixação muda de um alvo longe onde o cristalino se distende para um alvo perto que o cristalino se contrai.
Convergência Binocular:Capacidade do individuo de ver ao seu redor tridimensionalmente ,pois cada olho recebe uma imagem diferente domesmo objeto.
Disparidade Retinia: Temos cerca de 6cm de distancia entre um olho e outro ,e isso faz com que temos uma visão diferenciada do mesmo objeto ,ou seja as imagens não são perfeitamente coincidentes ao se fundirem no cérebro ,temos uma visão estereoscópica do objeto.
Indicadores ambientais:
Contraste luz-sombra: Faz com que tenhamos uma visão tridimensional ,pois as partes salientes sãomais claras que as reentrantes ,pelo fato da iluminação recebida ,dando a noção de possuir três dimensões.
Perspectiva: Quando olhamos para linhas paralelas e elas parecem convergir conforme se afastam.
Tamanho relativo:Um objeto grande se torna menor conforme nos afastamos dele.
Nitidez:O objeto se torna mais nítido conforme nos aproximamos.
Distúrbios perspectivos:
Ilusões: Quando há umadistancia entre a grandeza física e psicológica ,a ilusão mais freqüente é a do movimento, pois quando avistamos seres que se movem na verdade estamos vendo uma sucessão de quadros fixos ,projetados por intervalos regulares .nos dando a ilusão de movimento.
Cegueira ,surdez e anestesia :Trata se de quando apresentamos uma lesão nos órgãos receptores ou nos nervos sensitivos causando assim umaincapacidade de captação correta de estímulos.
Agnosias :Trata se de lesões ocorridas no cérebro onde o individuo perde parcialmente ou totalmente as capacidades perceptivas que pode ser agnosia ,visual,auditiva ou também agnosia em relação aos objetivos ou as cores.
Alucinações :São perturbações ,também definidas como “percepção sem objetivo”, conforme o individuo as experimenta passa por umaexperiência psicológica interna então se comporta como se os estímulos externos fossem verdadeiros.

Comunicação:

Comunicação é um sistema aberto organizado pelos seguintes elementos: emissor (fonte), canal ,mensagem ,decodificador e receptor que se processam em duas partes :a transmissão da mensagem e a recuperação da mensagem (feedback) a comunicação se torna eficaz quando há uma troca de...
tracking img