Etapa 4 atps contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ativo compreende os bens, os direitos, valores, créditos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
Formas de avaliação do ativo: na pratica, não tem sido adotado um único padrão rígido da avaliação admitindo-se exceções nos produtos destinados para a venda, nos valores a receber que representaminversões e títulos etc. E, na verdade, nunca foi tentada a avaliação mais correta que seria calcular-se (tentar prever-se) os fluxos positivos de caixa gerados por ativos e trazê-los ao valor presente. Isso somente tem sido feito, em modelos reais mais avançados, com itens monetários. Os próprios modelos de avaliação a valor de entrada que vimos nos itens anteriores são apenas estimadores mais oumenos grosseiros do modelo conceitual teórico correto, que é a avaliação a fluxos de caixa descontados (por alguns caracterizados como um modelo a valores de saída). Por outro lado, preconizam-se, com alguns autores, avaliações a valores de venda, de saída, de realização. Esse tipo de avaliação deveria ser mais uma exceção a confirmar a regra do que um modelo exclusivo, na presença dacontinuidade. É claro que tudo se altera (a própria utilização do conjunto de princípios fundamentais não mais tem razão de ser) na presença da ameaça de descontinuidade. Nesse caso, deve-se recorrer a valores de venda, de realização, de saída, portanto.
Ativo intangível: Os ativos intangíveis são importantes fontes de valorização das empresas, sendo assim, fatores como marcas, patentes, tecnologia,pesquisas, desenvolvimento e domínio do conhecimento humano tornam essenciais para a sua valorização. O problema a ser analisado pode ser resumido na seguinte questão: Os profissionais de contabilidade conhecem e/ou dominam as informações sobre o grupo de ativos intangíveis? Diante desta problemática o objetivo deste artigo é apresentar os conceitos sobre ativo intangível, para que os profissionais decontabilidade possam conhecer com mais profundidade este novo grupo, que de acordo com a Lei n° 11.638, de 28 de dezembro de 2007, será parte integrante das Demonstrações Contábeis. O artigo traz como resultado que os profissionais do setor contábil devem sempre se preparar para as grandes mudanças. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica em Legislação, livros e artigos que fornecesubsídios para esclarecer, conceituar, identificar e expressar inovações inerentes ao ativo intangível. Conclui-se com este artigo que o grupo de ativo intangível contribui à para a valorização das empresas.

Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
Patrimônio Líquidocompreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.
Contas de reserva: reservas de capital: Essas reservas em geral constituem-se de saldos em dinheiro que não podem ser distribuídos aos investidores na forma de lucros ou dividendos, devendo ser incorporados ao Capital Social ou compensados com lucros acumulados, quando não houvermais saldo de Reserva de Lucros disponíveis para esse fim. Não representam receitas ou ganhos e não transitam pelo Resultado como Receitas. Algumas subvenções e benefícios fiscais governamentais entregues às empresas para fins de aquisição de bens de capital eram contabilizadas como reservas de capital, mas passaram a ser consideradas reservas de lucros com a Lei 11.638/2007
Reservas dereavaliação: As reservas de reavaliação devem ser separadas nas seguintes sub-contas:
 Reavaliação de ativos próprios - Nesta sub-conta estão classificadas as reavaliações feitas pela empresa de seus próprios bens, pela parcela da nova avaliação ao preço de mercado que excede o valor líquido contábil anterior dos bens.
Reavaliação de ativos de Coligadas e Controladas avaliadas ao método da...
tracking img