Etapa 3 de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 3

O início do município de Rio das Pedras é conhecido pela lenda da construção de uma pequena pousada próximo ao Ribeirão Tijuco Preto, no século XIX. Fundada em 10 de julho de 1894 comatualmente 118 anos. Sua área é de 226,939 km² com uma população total de 29.501, sendo homens 11.967 e 11.527 mulheres. Rio das Pedras cresceu percentualmente, mais do que o Estado de São Paulo, nosúltimos dez anos.
De acordo com o censo 2010, aferido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a cidade cresceu 2,30% ao ano na última década, enquanto no estado esse percentual ficouem 1,09%. A faixa etária de maior crescimento no municipio foi de pessoas com mais de 45 anos (4,27%). O contínuo aumento populacional pode ter várias consequências negativas. A mais falada é aquestão da escassez de alimentos. Com o aumento da população, aumenta também a poluição produzida. Por isso, os governos têm divulgado mais informação sobre planejamento familiar e aumentado às alternativasde métodos anticoncepcionais preventivos.
O resultado faz parte do estudo Retratos de São Paulo 2010, divulgado pela Fundação Seade (Sistema Estadual de análise de dados). A fundação elaborou osistema a partir dos primeiros resultados do censo Demográfico 2010 do IBGE.
Sobre sua economia vimos que a cultura de cana-de-açúcar é predominante com a presença de duas usinas de açúcar e álcool nomunicípio. Mais recentemente, apresentou-se a plantação de café e soja como alternativas agrícolas, além da pecuária, com a produção leiteira e gado de corte. Das 291 propriedades agrícolas que possuemcana-de-açúcar como atividade principal, mais de 80% tem apenas e exclusivamente cana-de-açúcar como cultura. Do total da área agrícola, há no município pastagens (5%), soja, milho, trigo, feijão ealgodão (2,5%). Há ainda, plantações de leguminosas e verduras, e a partir de 1998, teve início um projeto de cultivo de café em substituição à cana-de-açúcar, irrigados por gotejamento, numa das...
tracking img