Etapa 3 atps economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Sabemos que na atual realidade, a cada dia que passa, a disputa de mercado está mais acirrada. Com a globalização é preciso se adaptar ao meio para que as empresas consigam sobreviver a tantas turbulências.
É o que mostraremos neste trabalho.
Mercado é um conjunto de pontos de contados voluntários entre vendedores e potenciais compradores de um bem ou serviço, que mediante condiçõescontratuais de compra e venda concretizam os negócios.
Falaremos neste trabalho sobre produção e o mercado sob concorrência perfeita e monopolista. Relataremos exemplos sobre monopólio, oligopólio, monopsônio e oligopsônio e seus impactos para o consumidor.
Monopólio
Situação onde uma única empresa detém o mercado de determinado produto ou serviço, impondo o preço aos que a comercializam.Quando há uma situação de concorrência perfeita, a existência de concorrentes evita a fixação arbitrária de preços, estabelecendo-se de acordo com as condições do mercado e com a tendência de permanecer em patamares próximos ao custo de produção das mercadorias. Observe que em uma estrutura de mercado em concorrência perfeita temos um grande número de firmas elaborando um bem homogêneo. No monopóliotemos apenas uma firma. A firma em concorrência perfeita controla apenas a quantidade produzida, enquanto a firma em monopólio controla a produção ou o preço.
Exemplos de empresas que trabalham com monopólio:
* Antiga Telebrás
Monopólio governamental disfarçado, onde o governo mantém o controle efetivo da empresa monopolista e impõe restrições que impedem na prática a entrada de concorrentes nomercado.
* Standard Oil - EUA
Um exemplo de monopólio por eficiência. Reduziu o preço de produtos refinados de petróleo em cerca de 80% nos dez anos entre 1864 e 1874, enquanto comprava todos seus concorrentes e tinha os lucros fabulosos que fizeram a fortuna lendária de John D. Rockefeller.

O monopólio gera um impacto para o consumidor, pois os preços não variam um para outro, sendo assimnão tem escolha de um preço mais barato, um produto mais em conta, preços abusivos eventualmente fixados ao consumidor que, em conseqüência, traduziriam-se como lucros elevados ao monopolista. Mas o monopólio também tem como vantagem para o consumidor a produção em larga escala, isto reduz custos que se repassados aos consumidores terá um benefício.

Oligopólio
É a existência de um número pequenode produtores (também chamados de vendedores) com alto grau de concentração local. Alguns produtores detêm parcela elevada da produção, que em alguns casos lhes permite exercer uma liderança na fixação de preço no mercado. As decisões das empresas quanto à produção e preço são interligadas. Se uma empresa rebaixar o preço de seu produto para aumentar sua fatia do mercado, será companhada pelasdemais empresas. Se uma empresa produzir acima de sua fatia de mercado, terá que carregar estoques. As empresas procuram manter o seu oligopólio através de diferenciação de produtos, acordos com revendedores, propaganda, etc. Não existe livre entrada e saída do mercado. As barreiras à entrada podem ser tecnológicas, ou o alto valor do capital necessário à produção, entre outras razões.
Exemplos deempresas que trabalham com monopólio:
* General Motors, Ford e Chrisler
Atuam em plena liberdade na dominação do mercado automobilístico, visto que nenhuma firma que seja potente ameaça este império.
* TAM e GOL
Dominam 90% do movimento nos grandes aeroportos.

O mercado em agrupamentos tem variação de preços, pois a concentração da demanda não varia o mercado independente de números deconcorrentes e o valor é estabelecido por ambas às partes, isto gera concorrência no mercado e o consumidor perde na escolha do produto.
No oligopólio, os bens produzidos podem ser homogêneos ou possuir alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de outros fatores como a qualidade, garantia, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao fator preço.
Uma tendência...
tracking img