ETAPA 1rossi

3386 palavras 14 páginas
ETAPA 1
1 Definição da tecnologia de junção Junção é a ligação permanente ou uma colocação em contato de duas ou mais peças com uma determinada forma geométrica ou até mesmo de peças com material sem forma definida. Em um processo no qual a composição localé alterada e misturada como um todo.

Junção é a ligação permanente de peças com uma determinada forma geométrica
Solda a Laser de uma Carroceria

2. Classificação dos processos de junção Através de uma multiplicidade de materiais completamente distintos e suas possíveis combinações, tais como metais, plásticos, madeira, têxteis ou papel, que podem ser empregados como peças a serem submetidas a um processo de junção, que pode ser tanto direto, p. ex.: através de soldagem e brasagem, quanto sob a ação de elementos de adicionais de fixação e junção, como; parafusos, rebites e anéis de cravação.

Processos de Fabricação Mecânica

Conformação Semi-acabados

Conformação Peças-produtos acabados

JUNÇÃO

REVESTIMENTO

TRATAMENTOS dealteração das propriedades mecânicas

soldagem

Enchimento encaixe

Ajuste por prensagem

Junção por conformação

Junção por conformação DIN 8593 Parte 5

União de materiais

composição

colagem

Classificação dos processos de junção Diferenciação dos processos de junção conforme o tipo de união: Ligação por aplicação de força (Atrito, força normal) - Ligação por meio de forma (ex.: prisioneiro, cavilha, pino) - Ligação por meio material (aderência, ligação química)

3 Junção por conformação
3.1 Junção por conformação em chapas, tubos e perfis.
3.1.1 Dobras
Por dobras compreende-se o flexionamento, cravamento e compressão para união de chapas nas suas extremidades. O processo de junção de chapas por dobramento é usado preferencialmente najunção de chapas metálicas. Por este processo se fixa uma peça a uma segunda após o dobramento. Para tanto as peças a serem unidas devem apresentar uma boa qualidade de acabamento de suas arestas, produzidas por exemplo por estampo. A seguir são ambas as

Relacionados