Etapa 1 Atps De Fisica II

Páginas: 5 (1139 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015







FISICA II






ENGENHARIA CIVIL





Março 2015










ATPS





Trabalho elaborado e apresentado a disciplina de Fisica, do curso de graduação em Engenharia Civil na faculdade Anhanguera, como quesito parcial de nota do 1º bimestre.



Especialista: Gilson Batista
Acadêmicos/RA.
Diego Alves Figueira RA: 8410953374
Leoná Santos Souza e Silva RA: 8488209027
LucineiAdreio deCarvalho RA: 8744147844






Março 2015


SUMÁRIO

Elevadores recomendados para utilização em edifícios residenciais 4
Funcionamento de um elevador de transporte de pessoas 4
Normas técnicas vigentes sobre elevadores de passageiros 4
Cálculo de Tráfego nos Elevadores 5
As forças que atuam sobre o elevador 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 9















Elevadores recomendados para utilização emedifícios residenciais
As características básicas que definem o elevador de passageiros são sua velocidade nominal e a lotação da cabina. Após determinadas essas variáveis, tem-se por consequência definidos os equipamentos que comporão o elevador.No mercado, os dois tipos de elevadores mais utilizados em residências são os equipamentos hidráulicos e elétricos (também chamados eletromecânicos). Existemainda os elevadores a vácuo.
Funcionamento de um elevador de transporte de pessoas
A cabina é montada sobre uma plataforma, em uma armação de aço constituída por duas longarinas fixadas em cabeçotes (superior e inferior). O conjunto cabina, armação e plataforma denomina-se carro. O contrapeso consiste em uma armação metálica formada por duas longarinas e dois cabeçotes, onde são fixados pesos(intermediários), de tal forma que o conjunto tenha peso total igual ao do carro acrescido de 40 a 50% da capacidade licenciada. Tanto a cabina como o contrapeso desliza pelas guias (trilhos de aço do tipo T), através de corrediças. As guias são fixadas em suportes de aço, os quais são chumbados em vigas, de concreto ou de aço, na caixa. O carro e o contrapeso são suspensos por cabos de aço ou novoselementos de tração que passam por polias, de tração e de desvio, instaladas na casa de máquinas ou na parte superior da caixa. O movimento de subida e descida do carro e do contrapeso é proporcionado pela máquina de tração, que imprime à polia a rotação necessária para garantir a velocidade especificada para o elevador. A aceleração e o retardamento ocorrem em função da variação de corrente elétricano motor. A parada é possibilitada pela ação de um freio instalado na máquina. NormasTécnicas Vigentes Sobre Elevadores De Passageiros.
Normas técnicas vigentes sobre elevadores de passageiros


Normas A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) emitiu as seguintes normas sobre Elevadores Elétricos, Escadas Rolantes e Esteiras Rolantes:
Elevadores Elétricos - Terminologia Norma NBR-5666Define os termos empregados em instalações de Elevadores Elétricos.
Elevadores Elétricos de Passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação Norma NBR NM-207 Editada em novembro de 1999 esta norma cancela e substitui a NBR-7192 passando a ter vigência a partir de 30-12-1999. Trata de requisitos de segurança relativos a elevadores elétricos de passageiros e estabelece as regrasmínimas para instalação de elevadores nos edifícios/construções.
Cálculo de Tráfego nos Elevadores - Procedimento Norma NBR-5665 Fixa as condições mínimas que devem ser observadas no cálculo de tráfego das instalações de elevadores de passageiros.
Projeto, Fabricação e Instalação de Escadas Rolantes e Esteiras Rolantes - Procedimento Norma NBR-NM 195 Fixa as condições mínimas a serem observadas naelaboração do projeto, na fabricação e na instalação de escadas e esteiras rolantes.
Cálculo de Tráfego nos Elevadores
É a sistemática de cálculo que permite avaliar se a quantidade de elevadores e a área das Caixas previstas durante o desenvolvimento de um projeto serão satisfatórias para proporcionarem um transporte vertical adequado ao fluxo de pessoas do edifício. É indispensável para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps física ii etapa 1
  • Atps fisica ii etapas 1 e 2
  • Atps fisica ii etapa 1 e 2
  • Atps fisica ii etapa 1 e 2
  • ATPS FISICA II Etapa 1 E 2
  • ATPS física etapa 1
  • Atps fisica etapa 1
  • Atps Fisica Etapa 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!