Etanol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO POLITÉCNICO – CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
trabalho interdiscilinar dirigido II

Etanol: Recurso Renovável para o Desenvolvimento Sustentável

ENGENHARIA AMBIENTAL - Ciclo 1 / Módulo B – TIDIR II
-------------------------------------------------
Arthur Miranda, Eduardo Rodrigues Martins, Joyce da Silva Rocha, Júlia Souza, Nayara Gurgel de Souza Maia, Ronan Borges Júnior, ThiagoHenrique, Vitor Hugo Santos Souza
-------------------------------------------------
Professor: Renato Soares de Aguilar
Resumo Este trabalho aborda o tema Etanol recurso renovável para o desenvolvimento sustentável, apresentando conceitos inerentes à produção e sustentabilidade do mesmo na matriz energética. Neste contexto, foi desenvolvido um artigo técnico e um software sobre as vantagens edesvantagens do etanol como fonte alternativa de energia. O Brasil é o país mais avançado, do ponto de vista tecnológico, na produção e no uso do etanol como combustível. E com a tendência mundial de utilizar fontes renováveis de energia, o etanol ganha destaque.
Palavras chaves Etanol, co-geração de energia, fonte renovável, desenvolvimento sustentável, meio ambiente.
1. IntroduçãoEnergias renováveis são fontes inesgotáveis de energia obtidas da natureza. A exploração desse tipo de energia tem aumentado muito nos últimos tempos, advindo da tentativa de amenizar os impactos ambientais relacionados aos combustíveis fósseis, como o efeito estufa, mudanças climáticas e também proporcionar maior segurança ao suprimento energético. 
O etanol (CH3CH2OH) é uma substancia orgânica obtidaatravés da fermentação do açúcar, tornando-se um combustível ecologicamente correto. “O etanol contém muito oxigênio na sua estrutura química então queima de forma bastante limpa. Como é obtido através da cana de açúcar, é uma matéria-prima renovável.” (SOTERO, BUDNY, 2007)

A primeira experiência de uso do etanol como combustível no Brasil aconteceu no ano de 1927. Após a crise do petróleo, em1970, o governo brasileiro criou um programa (Pro Álcool) incentivando a produção do etanol como fonte alternativa de combustível. Logo, ocorreu uma crise devido a alta do preço do açúcar causando assim, a quase extinção da utilização do etanol. Com a alta inesperada do petróleo o álcool começou a ser misturado a gasolina como forma de amenizar o preço da mesma, voltando a ter importância nomercado.
A cana-de-açúcar é a segunda maior fonte de energia renovável do Brasil com 12,6% de participação na matriz energética atual, considerando-se o álcool combustível e a co-geração de eletricidade, a partir do bagaço segundo D. L. Gazzoni (EMBRAPA), 2008. Mesmo com todo o potencial para a co-geração, a partir do aumento da eficiência energética das usinas, a produção de energia elétrica éapenas uma das alternativas para o uso do bagaço. Há também aproveitamento pela indústria moveleira e para a fabricação de ração animal.
“O Brasil é líder mundial na produção de cana-de-açúcar, tendo processado cerca de 569 milhões de toneladas na safra 2008/2009, cerca de 90% do total na principal região produtora do País, a Centro-Sul, e 10% no Nordeste. Inicialmente utilizada quase exclusivamentepara a produção de açúcar, nas últimas três décadas a cana se tornou um novo paradigma de energia limpa e renovável”. (MENEZES,1980)

Nosso interesse é pesquisar e estudar quais são os benefícios e desvantagens da utilização do etanol como recurso de energia renovável, e há um grande entrave a respeito da decisão do governo de reduzir a mistura de anidro na gasolina de 25% para 20%, a idéiadessa decisão é evitar o desabastecimento de açúcar, evitando o aumento dos preços.
2. Revisão Bibliográfica
2.1 Etanol no Brasil
As energias renováveis no Brasil representaram mais de 85,4% da energia produzida internamente e utilizada no Brasil, segundo dados do Balanço Energético Nacional 2009, realizado pela Empresa de Pesquisa Energética. O Brasil tem o título de segundo maior produtor...
tracking img