Etanol e metanol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O etanol (álcool etílico) é um álcool derivado de cereais e vegetais que vem representando cada vez mais no Brasil, uma parcela significativa do consumo mundial, graças a seu grande atrativo de ser utilizado como combustível renovável limpo, cuja queima auxilia na redução dos gases causadores do aquecimento global. Além dos benefícios biológicos o etanol ainda possui umpreço acessível e ajuda a manter a economia do país. É graças a esses e outros benefícios que iremos abordar nesse trabalho as principais características do etanol, analisando sua formação – que no Brasil é dada através da cana-de-açúcar-, sua toxicidade a fim de ter uma melhor noção sobre seu manuseio, seu o ciclo de produção realizado a partir da cana-de-açúcar, do milho, da beterraba, da madeirae da celulose, mostrando cada etapa desse ciclo através de explicações.
O metanol, também chamado de álcool metílico e hidrato de metilo, é um biocombustível altamente inflamável. Essa substância pode ser obtida através da destilação destrutiva de madeiras (principal), processamento da cana-de-açúcar ou por meio de gases de origem fóssil. Suas propriedades químicas são semelhantes aoetanol, porém, a toxidade é bem superior. Sua fórmula é: CH3OH.












CAPITULO 1
ETANOL
1 – ORIGEM E FASES DOS PROCESSOS DE OBTENÇÃO/EXTRAÇÃO.

Hoje o etanol pode ser produzido a partir de diferentes matérias-primas, sendo as, mas desenvolvidas a cana-de-açúcar e o milho. Alguns países utilizam também a beterraba, o trigo e a mandioca.
A extração da cana-de-açúcarconsiste no processo físico de separação de fibra (bagaço), podendo ser feito por moagem, processo onde a separação é feita por pressão mecânica dos rolos da moenda sobre o colchão de cana desfibrada, e por difusão, onde a separação é feita pela lavagem da sacarose absorvida ao colchão de cana.
Procedimentos:
1ª Etapa: Moagem da cana: a cana passa por um processador, nessa etapa obtém-se o caldo decana, também conhecido como garapa que contém um alto teor de sacarose, cuja fórmula PE: C12H22O11.
2ª Etapa: Produção de melaço: o produto obtido no primeiro passo (garapa) é aquecido para se obter o melaço, que consiste numa solução de 40% (aproximadamente), em massa, de sacarose. O açúcar mascavo é produzido quando parte dessa sacarose de cristaliza.
3ª Etapa: Fermentação do melaço: nestemomento, fermentos biológicos são acrescentados ao melaço, como o Saccharomyces, que é um tipo de levedura que faz com que a sacarose se transforme em etanol. A ação de enzimas é que realiza esse trabalho. Após esse processo, se obtém o mosto fermentado, que já contém até 12% de seu volume total em etanol.
4ª Etapa: Destilação do mosto fermentado: nesta etapa o produto, no caso o mosto, vai passarpelo processo de destilação fracionada e vai dar origem a uma solução cuja composição será: 96% de etanol e 4% de água. Existe uma denominação que é dada em graus, é o chamado teor alcoólico de uma bebida, no caso do etanol é de 96 º GL (Gay-Lussac).•.
Do milho, o etanol é obtido após a hidrólise do amido liberando as moléculas de açúcares que são transformados em álcool pelo processo defermentação.
Procedimentos:
1ª Etapa: Tritura-se o milho por inteiro, são adicionadas água e enzimas que facilitarão a transformação do milho em uma pasta em dextrose, um açúcar.
2ª Etapa: A pasta que se formou na trituração é aquecida para diminuir o nível de bactérias.
3ª Etapa: Adicionasse ao açúcar aquecido levedura começando assim o processo de fermentação onde o açúcar é transformado emetanol e libera CO2.
4ª Etapa: O etanol é destilado com os processos de destilação simples, que será um etanol misturado usado na indústria de alimentos e a destilação fracionada onde o etanol é separado das outras substancias para ser usado como combustível.

Da beterraba, é extraído o açúcar, que é fermentado para produzir o álcool. A partir da beterraba o processo é mais simples...
tracking img