ETAI AA1 1

1521 palavras 7 páginas
Universidade Federal de São Carlos
Bacharelado em Engenharia Ambiental – Polo: São José dos Campos
Disciplina: Ecossistemas Terrestres, Aquáticos e Interfaces Professor: José Antônio Proença Vieira de Moraes– Tutora: Maristela Imatomi
Aluna: Thaís Bangoim de Oliveira Quintas – RA: 540382

Unidade 1: Introdução ao estudo dos Ecossistemas

1) O que é Ecologia? Em sua opinião, qual a importância dessa ciência considerando sua conexão com os problemas ambientais?
Ecologia e a ciência que estuda as interações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. O estudo desta ciência é muito importante para a sobrevivência do homem no nosso planeta, tendo em vista a ação antrópica que estamos presenciando, a destruição da natureza e dos recursos naturais, a poluição do ambiente e a exterminação de seres vivos.

2) Defina e dê exemplos de: população, comunidade, biótopo, ecossistema e biosfera.
População: É conjunto de organismos da mesma espécie, que ocupam uma determinada área na mesma unidade de tempo. Exemplo: a população humana atual do Brasil; a população de determinados peixes em um lago, etc.
Comunidade: Também chamada de biocenose, pode ser definida pelo conjunto de todos os organismos estabelecidos numa determinada área. A comunidade consiste na somatória das populações presentes num determinado local. Exemplo: as populações de uma floresta, de um campo, de um lago, de um rio, de uma cidade, etc.
Biótopo: Local onde vive a população. Exemplo: Numa floresta, o biótopo é a área que contém um tipo de solo (com quantidades típicas de minerais e água) e na atmosfera áreas com características específicas (gases, umidade, temperatura, grau de luminosidade, etc.)
Ecossistema: É o conjunto formado pela comunidade e pelo meio ambiente. O ecossistema representa a somatória da biocenose mais o biótopo. Exemplo: uma floresta (englobando as populações nela existentes e o meio ambiente onde vivem).
Biosfera: É o conjunto formado por todos os ecossistemas da Terra. Constitui,

Relacionados