Esudo Dirigido Jogos Brinquedos E Brincadeiras

726 palavras 3 páginas
Estudo Dirigido Jogos Brinquedos e Brincadeiras

O que é socializaçao ?

Segundo o texto , podemos encarar socialização como conjunto dos processos que permitem à criança se integrar ao socius que a cerca , assimilando seus códigos , o que lhe permite instaurar uma comunicação com os outros membros da sociedade , tanto no plano verbal quanto no não verbal.

Porque os brinquedos sao vetores importantes do processo de socialização?

Segundo o texto , o brinquedo trata-se de um objeto que introduz a criança a objetalidade própria a nossa sociadade. Com o brinquedo ,a criança constrói suas relações com o objeto , relações de posse , de utilização, de abandono , de perda de destruturaçao, que constituem na mesma proporção, os esquemas que ela reproduzira com outros objetos, tanto no quadro familiar quanto no quadro das coletividades infantis. Atravez do brinquedo , a criança se encontra diante de conteúdos complexos que ela é convidada a decifrar. Ao fazer isso , são os codigos sociais que ela assimila , dispondo de imagens sociais e de pontos de referência que ela poderá acionar em outros campos.

Os Brinquedos Podem ser definidos de duas maneiras. Quais? Explique cada uma.

Os bronquedos podem ser definidos de duas maneiras : Seja em relação a brincadeira , ou em relação a uma representação social. No primeiro caso , o brinquedo é aquilo que é utilizado como suporte numa brincadeira; pode ser um objeto manufaturado , um objeto fabricado por aquele que brinca , uma sucata, um objeto adaptado etc. Tudo nesse sentido , pode se tornar um brinquedo e o sentido de objeto ludico so lhe é dado por aquele que brinca enquanto a brincadeira perdura. No segundo caso o brinquedo é um bjeto industrial ou artesanal , reconhecido como tal pelo consumidor em potencial , em funçao de traços intrínsecos . Sendo usado ou não em forma de brincadeira ele conserva seu caráter de brinquedo, e pela mesma razão é destinado á criança.

Relacionados

  • Livro Jean Piajet
    161468 palavras | 646 páginas
  • A formação do símbolo na criança
    161319 palavras | 646 páginas