ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM CRITICO-SUPERADORA NA ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE AULAS

1041 palavras 5 páginas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM CRITICO-SUPERADORA NA ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE AULAS

Adenilza Moraes Alves¹
Adria Pena da Silva
Camila Moraes Modesto
Profº Ms. Gabriel Paes²

RESUMO
Este trabalho trata-se de um relato de experiências vivido na disciplina Estágio Supervisionado II - Espaço Escolar do Ensino Médio. Com o objetivo do ensino-aprendizagem à instrumentalização e elaboração de planos de aula para as aulas de Educação Física Escolar, foram ministradas oficinas de planejamento e organização dos planos de aulas. PALAVRAS CHAVES: Educação Física escolar, Ensino Médio, pedagogia histórico-critica.

Introdução
A Educação Física no Ensino Médio parece não ser apresentada como uma disciplina pedagógica na escola. Às vezes ela é entendida como atividades recreativas e lazer em que os alunos são deixados livres no horário das aulas apenas para participarem de algumas atividades físicas disponibilizadas pelo professor, sem que haja qualquer intervenção pedagógica. Em outros momentos, ela ainda é confundida como treinamento de habilidades motoras, principalmente dos esportes coletivos mais difundidos pela mídia e compostos em disciplinas obrigatórias nos curso superiores de Educação Física. Nesse caso, há a predominância de ações diretivas para a execução e repetição de movimentos estereotipados.
Então, nas aulas de Educação Física no Ensino Médio continua prevalecendo exclusivamente o corpo que corre com mais velocidade, que é capaz de pegar a bola mais vezes sem deixá-la cair no chão. O ter e o poder corporal ainda predominam sobre o ser corpo que pensa, age, sente e se comunica pelos seus gestos e expressões.
Mattos e Neira (2000) relatam que as metodologias enfatizadas no desempenho motor no Ensino Médio levam à evasão, pois os alunos frequentam as aulas de forma descompromissada com o que está sendo ensinado e verifica- se o fracasso no desempenho motor, ou seja, são incapazes de obter a performance desejada. Para que não

Relacionados