ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ÁREA DE CONTROLE DE QUALIDADE DE FRIGORÍFICO DE BOVINOS

1603 palavras 7 páginas
A bovinocultura de leiteira é uma das mais importantes do complexo agroindustrial brasileiro.
O sucesso nessa atividade requer uma série de ações de manejo devidamente corretas para que haja a viabilidade econômica de produção.
Muito das perdas econômicas deste sistema vem da má utilização das técnicas de manejo, a má especialização dos funcionários, um mal planejamento das atividades a serem efetuadas para instalação e manutenção destes sistemas de produção.
Para minimizar então estas perdas que estão muito das vezes relacionadas a pequenos problemas de doenças, má higienização de instalações e funcionários criou-se o termo Biosseguridade que vem do termo Biossegurança que se entende pelo conjunto de estudos e procedimentos que visam a evitar ou controlar os riscos provocados pelo uso de agentes químicos, agentes físicos e agentes biológicos à biodiversidade.
Biosseguridade então nada mais é do que o desenvolvimento e implantação de um conjunto de políticas e normas operacionais rígidas que terão a função de proteger a produção animal contra a introdução de qualquer tipo de agentes infecciosos sejam eles vírus, bactérias, fungos e/ou parasitas.
O programa de biosseguridade deverá preconizar normas (novas vacinas, diferentes fluxos de produção, separação das fases de produção), dever ser dinâmico e flexível uma vez que estará sempre apto á mudanças, é imprescindível a análise de riscos presentes, resultados esperados, desafios, expectativas deste plano, orçamento, treinamentos dos funcionários e o uso do bom senso para aplicar de forma correta e economicamente viável para o processo de produção a fim de que se evitem falhas e perdas de produtividade e lucratividade.
O plano de biosseguridade é dividido em 3 etapas, conceitual, estrutural e operacional.
Na fase conceitual que é o plano básico, onde será instalado o sistema de produção analisam-se os determinados fatores: o local das instalações, densidade populacional dos piquetes, galpões, proximidade com

Relacionados