Estágio supervisionado ii: líng. esp. e resp. lit.

3162 palavras 13 páginas
INTRODUÇÃO

No semestre anterior realizamos o estágio de prática da docência do processo de formação como professores na Língua Portuguesa e Espanhola na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Catete Pinheiro, porém neste ano letivo (2009), não foi possível realizarmos a regência da Língua Espanhola nesta escola devido está passando por um processo de tramitação para funcionar somente o Ensino Médio. Também se deu pelo fato de estarem funcionando duas turmas (8° e 9°anos) as quais estão sendo trabalhada por outro grupo, portanto optamos em desenvolver o projeto “Aprendendo Espanhol” na instituição Municipal de Ensino Fundamental Escola Lucia Helena Bartolomei Pires, situada na Rua Norte/Sul setor Planalto.
O estágio supervisionado de regência do curso de Espanhol iniciou-se no dia 14 de Março e encerrou no dia 18 de Abril de 2009, nossas aulas foram realizadas em cinco (5) sábados, onde ministramos quatro horas de aula, ou seja, duas aulas por sábados. O projeto foi trabalhado com os alunos do 9° ano, com a participação de dezesseis (16) alunos.
A ministração do curso foi de suma importância para nossa formação acadêmica, pois foi o momento em que colocamos nossa teoria em prática.O contato com os alunos nos permitiu conhecer de forma concreta o universo do ensino de uma 2° Língua, nos colocando frente às limitações que muitas vezes um professor de 2° língua enfrenta em sala de aula, fazendo com que agíssemos como mediadores para a facilitação do aprendizado. E para que o aprendizado acontecesse de fato foi necessário planejarmos as aulas de maneira clara e objetiva.
Objetivando desenvolver competências linguísticas, principalmente a comunicativa, trabalhamos dentro da temática “Sociedade”, o tema: Família. Tema este selecionado por fazer presente na vida cotidiana do discente levando em consideração seu conhecimento prévio. Para alcançarmos resultados positivos com os educandos, trabalhamos o lúdico com o intuito de tornar as aulas mais

Relacionados