Estágio 3: A reação cirgular Secundária e os procedimentos para prolongar Espeláculos interessantes (4-8 meses).

462 palavras 2 páginas
INSTITUTO SUPERIOR DE CIENCIAS APLICADAS
PEDAGOGIA

PORTFÓLIO

Waldirene Silva

Limeira – SP
2013
Estágio 3: A reação cirgular Secundária e os procedimentos para prolongar Espeláculos interessantes (4-8 meses).

Este estágio vai aproximadamente dos 4 aos 8 meses e é durante esse periodo que as reaçãoes circulares passam a ser secundária, onde o foco a ação do bebê é externa é quando a criança descobre que um brinquedo faz barulho, como por exemplo quando uma criança balança um chucalho ela vai continuar a fazer movimentos para obter algum barulho que a chame atenção.
Como Piaget chama "procedimentos para prolongar espetaculos interessantes", a criança faz varios movimentos na tentativa de ouvir qualquer som interessante.
Piaget durante seus estudos sobre o periodo sensório-motor, observou o desenvolvimento de seus próprios filhos, dando alguns exemplos de reações circulares secundárias como: puxar, bater, balançar,esfregar, etc. Esses são movimentos que geralmente as crianças nesse periodo de 4 a 8 meses contumam fazer.
Um exemplo de esquema não manual e quando colocamos uma boneca pendurada perto dos pés de uma criança e ela começa a bater os seus pés na intenção de poder alcançar o objeto e quando ela não consegue, ainda assim ela continua a bater os pés cada vez mais forte, e quando trocada de posição essa mesma boneca, a criança na intenção de alcança-la continua a bater os pés. Assimilação de reconhecimento: Reconhecimento motor.

Assimilaçao de reconhecimento e quando a criança ao ver algo familiar que ela já tenha visto varias vezez, ela faz determinado movimento mostrando que já sabe, ou seja ela faz o mesmo movimento toda vez que ver o mesmo brinquedo.

Assimilação Generalizada: procedimento para prolongar os espetáculos interessantes.

Piaget afirma que quanto mais velha a criança mais ela se acomoda às novidades trazidas pelos novos objetos, mas isso iremos comentar no quinto estágio, ele

Relacionados