Estudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Oficina de ideias: a arte de interpretar textos

Para Paulo freire entender a leitura é observar o ambiente, as pessoas, o que acontece dentroe fora da sala da aula.

Nãopodemos julgar os pensamentos, mas pensar como exemplo no que os políticos pensam para analisar o mundo e o que acontece nele.

A leitura deve ser critica transformadora, poissó temos ideias a partir da arte de interpretar um texto através de uma leitura significativa.

A leitura tem que estar dentro de um contexto, assim, através de um discursojurídico, quando um juiz ou um advogado instaura uma linguagem utilizada pela sociedade, devemos saber como interpretá-la e decifrá-la.

Eu preciso questionar o que eu leio,para ter uma opinião formada sobre aquilo. Quem lê escreve bem, interpreta bem, quem lê deixa a leitura transformar o seu cérebro.

Por isso que a leitura tem que sersignificativa, contextualizada e socializada entre nos leitores.

O ato de ler pressupõe que a leitura não é neutra, sempre há uma intenção por traz do ato de ler. Nos lemos sempre comum proposito, intenção.

É sempre importante, reforçar o contexto da leitura, para compor nossas ideias.

O ato de ler não pode ser passivo, pois segundo Paulo Freire,precisamos aprender analisar se o contexto do autor tem fundamento ou não. Pra sair da posição de passividade tem que atuar de maneira critica e contemporânea.

O leitor constrói otexto, pois se aproprias das ideias, o leitor mergulha no texto, e traz significação.

A leitura faz parte do nosso dia a dia, e deve fazer sempre, pois é através dela queobtemos o conhecimento do mundo em sua totalidade. O sentido do contexto é associado pelo leitor, o objetivo da leitura é informar, e conscientizar reflexões para o leitor.
tracking img