Estudos

1196 palavras 5 páginas
O CITOPLASMA CELULAR

O citoplasma (cito = célula e plasma = aquilo que modela, dá forma) constituído de um material viscoso chamado hialoplasma, nesse colóide ficam mergulhadas as organelas e as inclusões. O hialoplasma facilita a distribuição das substâncias e a ocorrência das reações químicas. No hialoplasma estão mergulhadas estruturas consideradas vivas, as organelas citoplasmáticas, que desempenham funções específicas no metabolismo da célula eucarionte. E ainda o citoesqueleto. O citosol (o fluído citoplasmático) é constituído principalmente por água, proteínas, sais minerais e açúcares.

No citosol ocorre a maioria das reações químicas vitais, entre elas a fabricação das moléculas, que irão constituir as estruturas celulares. É também no citosol que muitas substâncias de reserva das células animais, como as gorduras e o glicogênio, ficam armazenadas. Hialoplasma:

O citoesqueleto é uma rede de microfibras de proteínas, responsável pela forma e sustentação interna da célula, pela ciclose
(movimento do citoplasma, pela contração das células musculares).

As principais organelas ou grânulos citoplasmáticos são: ribossomo; retículo endoplasmático; complexo de
Golgi; lisossomo; centríolos; mitocôndrias; plastos e vacúolos. Os Lisossomos: são as organelas responsáveis pela digestão intracelular. Entenda- se daí a digestão de partículas fagocitadas e pinocitadas pela própria célula, bem como a digestão das próprias organelas celulares quando da necessidade de renovação das mesmas. Os lisossomos foram descobertos com os estudos das enzimas hidrolíticas em células de fígado.

Constatou-se que essas enzimas estariam empacotadas numa membrana. Atualmente estão descritas cinqüenta enzimas hidrolíticas diferentes.
Enzimas hidrolíticas são enzimas responsáveis pela decomposição de substâncias biológicas.
Como essas reações só ocorrem em presença de água, tais enzimas
são

Relacionados