Estudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACI – Faculdade Ideal
Licenciatura em Pedagogia – Turma: PEDN1A
Interpretação e produção de texto
Aluna: Edwana Coutinho dos Santos

Questionário sobre o filme “Escritores da liberdade”

1)Compare a atitude da chefe do departamento em relação aos alunos da professora Erin?

Foi uma atitude preconceituosa e discriminatória dela, porque a chefe de departamento acreditava que os alunosda professora Erin eram pessoas de má índole por pertencerem a gangues, e que eles não teriam a capacidade de desenvolverem seus talentos e aptidões. Por essa razão, ela e os demais professorespensavam ser uma perda de tempo e prejuízo para a escola, investir no processo do ensino e da aprendizagem daqueles estudantes.

2) O que era o programa de integração?

O programa de integração visavadar uma assistência educacional, por parte do governo dos Estados Unidos, aos jovens das classes sociais mais pobres, considerados como um risco à segurança pública. Se esses jovens não freqüentassem aescola, eles eram presos. Desse modo, as salas de aulas foram ocupadas por inúmeras gangues. O problema era que os professores não estavam preparados para lidar com essa realidade escolar.

3) Qualo objetivo do jogo da linha?

A professora Erin fez uma linha no meio da sala de aula. Ela perguntava sobre assuntos muito presentes na vida cotidiana daqueles alunos, e aqueles que respondessemsim, ou se identificassem com as perguntas, pisavam a linha. Com esse jogo, eles perceberam que tinham muitas coisas em comum, e que a rivalidade entre eles não era conseqüência das diferentes etnias,mas o resultado de um contexto social marcado pela desigualdade e exclusão.

4) A história nos leva a refletir sobre muitas questões. Qual a lição que você absorveu para a sua vida pessoal eprofissional?

Ao assistir o filme, pude reforçar uma lição em minha vida pessoal: no mundo, teremos aflições, oposições, e até mesmo, frustrações. Todavia, independente das circunstâncias, nunca...
tracking img