Estudos socioculturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual


|[pic] |Atividade de Avaliação a Distância |


Unidade de Aprendizagem: Estudos Socioculturais
Curso: Tecnologia em Segurança no Trânsito
Professor:
Nome do aluno:
Data:


Orientações:
▪ Procure o professorsempre que tiver dúvidas.
▪ Entregue a atividade no prazo estipulado.
▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).


1. Observe a charge abaixo:
[pic]
Fonte: NOVAPAUTA.COM. Brasil todo torcendo... Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2012.

Em conformidade com o conteúdo da chargeabordada, proponha dois argumentos: um argumento a favor da Ética, e outro argumento contrário à corrupção. Sua resposta deve ter no mínimo 10 e no máximo 15 linhas. (4 pontos)

A ética entende-se como uma ação humana perante os seus semelhantes, e que tem haver com o que devemos fazer e com as consequências que devem resultar das nossas ações. Ela serve para que haja um equilíbrio e bomfuncionamento social, possibilitando assim que ninguém saia prejudicado.
A corrupção é um assunto muito amplo pra se comentar, mais ao mesmo instante muito difícil, por se tratar de uma calamidade, uma doença que se alastrou no Brasil e no mundo.
Um exemplo é o julgamento do mensalão no Brasil, considerado historicamente muito “lento” na penalidade dos políticos fraudulentos, e oprincipal efeito do julgamento será diminuir a cultura da impunidade para os poderosos no Brasil.
O ex-presidente Fernando Collor, que teve o mandato cassado em 1992 e está de volta ao Senado, esse cidadão tinha que ter perdido os seus direitos políticos, e ser banido da vida pública para sempre, mais não foi isso que aconteceu. Nós temos que trabalhar na conscientização das nossas crianças ejovens, que serão o futuro do nosso país, para que não haja uma compactuação com a corrupção. Só assim haveremos de ter um país, com mais dignidade, saúde e educação, isso é o que queremos.


2. Leia o texto a seguir:

O papel das redes sociais digitais nas novas formas de ativismo político

Ao estudar os fenômenos recorrentes à sociedade que configuram objeto de preocupação para aSociologia contemporânea, foram abordados temas como globalização, desigualdades socioeconômicos, agrupamentos ou grupos sociais, mídia e as comunicações de massa entre outros. A globalização, entendida como processo no qual se intensificam as relações e a interdependência sociais e globais é um fenômeno social com vastas implicações onde os grupos e as nações tornam-se mais interdependentes(CASAGRANDE; AMORIM). Os efeitos desse processo foram sentidos fundamentalmente por uma rápida integração econômica entre os principais agentes e atores econômicos (empresas e governos), e suas consequências sentidas pelo conjunto da população mundial através de diversas formas de exclusão dos benefícios gerados. Para expor e combater as contradições e os malefícios da globalização, no plano econômico,para a maioria absoluta da população, e ainda, o não respeito aos direitos civis básicos (democracia), despontaram novos movimentos sociais organizados e não organizados em escala mundial aliados aos modernos recursos da tecnologia da informação (internet). A junção dessas duas forças permitiu novas possibilidades de conexões sociais e de organização política da sociedade. Para fins didáticos, vamosusar o caso da Primavera Árabe, que segundo Lopes (2012) parte de um “[...] modelo de mobilização que se manifestou na Tunísia e foi replicado em quase todo o mundo árabe, a população daqueles países saiu em massa às ruas exigindo mudanças estruturais na política, na sociedade, e na economia. Ditaduras ruíram ou estão por ruir. Todo o status quo da região está se transformando.” Para este, algo...
tracking img