Estudos sociais e economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIAIS E ECONÔMICOS
ASSUNTO: RESENHA ACADÊMICA – PREFÁCIO À “CONTRIBUIÇÃO À DA ECONOMIA POLÍTICA” – KARL MARX.

Karl Marx estuda o sistema da economia burguesa nesta ordem:-Capital; propriedade do solo; trabalho assalariado; Estado; comércio exterior e mercado mundial.
Sob os três primeiros títulos, Marx irá investigar as condições econômicas de vida de três grandesclasses em que se divide a moderna sociedade burguesa.
A primeira seção do livro que trata do Capital, contém os seguintes capítulos:
1) A mercadoria;
2) O dinheiro ou circulação simples;3) O capital, em geral;
Mark aponta algumas de suas referências para a trajetória dos seus estudos de economia politica. Os seus estudos profissionais eram os de Jurisprudência, porém ele só sepreocupou com as disciplinas secundárias, ao lado da filosofia e da história. Em 1842, sendo redator da Gazeta Renana, Marx teve que opinar sobre os chamados interesses materiais, participou dedebates ainda na Gazeta Renana sobre a destruição furtiva e o parcelamento da propriedade do solo e também os debates sobre o livro câmbio e o protecionismo, levaram Marx a se ocupar pela primeira vezsobre questões econômicas.
No seu primeiro trabalho, Marx fez uma revisão crítica da filosofia hegeliana; onde a sua investigação desembocava no resultado de que tanto as relações jurídicas como asformas de Estado não podem ser compreendidas por si mesmas nem pela chamada evolução geral do espirito humano, mas se baseiam, pelo contrário, nas condições materiais de vida, cujo conjunto Hegelresume.
Em Bruxelas, Marx deu continuidade a seus estudos de economia politica, iniciados em Paris. Ele chega a um resultado geral, no qual lhe serve de condutor aos seus estudos, de forma resumidaMarx conclui que na produção social da sua vida, os homens contraem determinadas relações necessárias e independentes de sua vontade, relações de produção que correspondem a uma determinada fase de...
tracking img