Estudos sobre gêneros textuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMOPRTÂNCIA DO TEXTO COMO OBJETO DE ESTUDO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Ana Paula da Silva 2
Magna Maria de Jesus Bueno 3
Josilene Santos Souza4
Ana Cláudia da Silva 5
Vagner Pereira de Almeida 6

RESUMO: O presente texto tem como principal objetivo apresentar o estudo acerca da importância dos gêneros textuais na aquisição de uma língua e também a relevância do professor de línguaPortuguesa trabalhar com gêneros textuais em suas aulas como método contínuo e bem explorado para que assim haja a efetivação com eficácia do ensino aprendizagem da língua materna pelos seus falantes. A pesquisa é sustentada nas teorias dos PCNs, do autor José Carlos de Azeredo que explanam de forma clara e objetiva o tema em discussão, dessa maneira foi possível realizar tal estudo e explorar as ideiasdos referidos estudiosos. Prendeu-se com esse trabalho mostrar aos docentes em geral a riqueza e os benefícios de se trabalhar com os gêneros textuais, pois os mesmo possuem ligação direta com o cotidiano e a realidade dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino - Gêneros textuais - Linguagem – Discurso – Método.

Os PCNs de Língua Portuguesa (2001) sugerem a uso dos gêneros textuais como elementode ensino para a prática de leitura, produção e recomendam o lugar do texto oral e escrito como a materialização de um gênero, e, por isso, defendem os gêneros como ótimos aliados no processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa. Foi a partir dessa sugestão que o situação de uso e a campo de circulação dos gêneros textuais foram considerados de grande relevância para o ensino da língua, poisaté então, fazia-se o estudo dos conteúdo de forma descontextualizada.
Sabe-se que para se aderir um idioma é necessário muito estudo e esforço, e em nosso idioma não é diferente, pois se faz necessário o estudo sistemático de fatores variados.
De acordo com o PCN de Língua Portuguesa, o domínio da língua permite a total participação social do indivíduo, pois é através dela que o homem podese comunicar e também ter acesso ás informações.
Assim, um projeto educativo comprometido com a democratização social e cultural atribui à escola a função e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos (BRASIL, 2001, p. 23).

De acordo com o PCN, nota-se a importância da escola comomediadora entre conhecimento e aluno e por esse motivo a mesma é o ambiente responsável por formar cidadãos participativos e críticos que exercem de forma ativa sua função como cidadão, e para estar integrado a esse meio é necessário que o indivíduo, nesse período de formação, saiba como funciona o sistema social.
Para ser participativo na sociedade é importante que o sujeito saiba se comunicarcom eficácia e também que saiba analisar aspectos referentes a esse ambiente de forma crítica de modo que se beneficie e realmente compreenda a situação em que está inserido.Ainda de acordo com o PCN, sabe-se que para se comunicar é necessário desenvolver a linguagem, esta que por sua vez necessita da realização da interação verbal ou escrita que resultará no discurso que terá como produto finalos textos, tais discursos serão manifestados linguisticamente por meio do termo citado, sendo assim:
[...] pode-se afirmar que o texto é o produto da atividade discursiva oral ou escrita que forma um todo significativo e acabado, qualquer que seja sua extensão. É uma sequencia verbal constituída por um conjunto de relações que se estabelecem a partir da coesão e da coerência. Esse conjunto derelações tem sido chamado de textualidade. Dessa forma, um texto só é um texto quando pode ser compreendido como unidade significativa global, quando possui textualidade. Caso contrário, não passa de um amontoado aleatório de enunciados (BRASIL, 2001, pp. 25-26).

A partir desta linha de raciocínio nota-se a relevância dos textos como objeto de ensino de língua portuguesa, pois este recurso...
tracking img