Estudos para trabalho mba marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudos para TRABALHO MBA MARKETING

Mitsubishi Brasil
Em 2011, a Mitsubishi Motors do Brasil completou 21 anos. Uma história que começou com ousadia, característica daqueles que possuem o espírito 4x4.
Após conseguir a licença para importar os veículos da Mitsubishi japonesa, o próximo passo foi surpreender. As cabines duplas, até então veículos de trabalho, receberam pela primeira vez poraqui o status de sonho de consumo. Em seguida vieram os Pajeros (outra marca de prestígio que hoje forma uma linha completa de veículos on e off road) cabines duplas, crossovers e carros de competição. E a partir daí muita coisa aconteceu: uma fábrica foi instalada no Brasil e surgiu uma comunidade de clientes que se juntaram em torno dos ralis produzidos pela marca, que reunem os amantes de emoçãoe aventuras, em família ou entre amigos.
Essas e outras ações formaram o que hoje conhecemos como Nação 4x4. Além disso, diversas outras competições que envolvem a superação de obstáculos passaram a contar com o apoio da Mitsubishi Motors do Brasil. Mesmo tanto tempo depois, a inovação e a superação de novos desafios continuam sendo a marca da empresa.
 
AS CABINES DUPLAS NÃO ERAM AS MESMASEduardo de Souza Ramos e Paulo Ferraz tomaram uma atitude radical: vender tudo o que construiram com tanta dedicação e êxito e começar uma atividade menor, de importação e venda. Fizeram um book caprichado e o enviaram à três grandes marcas. A Mitsubishi Motors respondeu interessada. Eduardo reuniu números, fotos, dados do Brasil e foi para o Japão. Voltou nomeado importador.
O negócio começou em8 de outubro de 1991. Naquela noite, estourou-se um barril de saquê, a sede no Japão mandou seus executivos e um presente simbólico: uma bonequinha alusiva à ocasião. Hoje o corredor de acesso à sala de reunião do Conselho da Mitsubishi Motors do Brasil, é uma demonstração do quanto se pode crescer com foco e crença. Até hoje, a bonequinha já testemunhou a venda de mais de 200.000 veículos.
Ascabines duplas Mitsubishi L200 fabricadas aqui não eram as mesmas que rodavam pelo Japão. Estavam mais longe do solo, equipadas com largas rodas cromadas, a imponência ressaltada pela adição de faixas laterais e pelo interior bem cuidado onde se incluía, além da sonorização, um distinto revestimento em couro.
Os convidados para a inauguração também não eram os mesmos que costumavam consumir picapespor aqui. Representantes da elite econômica e cultural paulistana se mostraram encantados com os luxos e novas possibilidades que a Mitsubishi lhes oferecia. Até os nipônicos se surpreenderam ao ver, pela primeira vez, suas valentes e trabalhadoras Mitsubishi L200 transformadas em desejo de consumo no mercado de alto luxo.
Os conceitos de qualidade superior aplicados à cabine dupla da MitsubishiL200 diferenciavam-na das demais. Essa imagem passou a se refletir também nos utilitários esportivos Pajero. Esse pensamento, aliado às boas vendas, transformaram a versão Full, topo-de-linha, em refinado objeto do desejo e permitiram a produção do modelo Sport em Catalão, Goiás, alguns anos depois.
GOIÁS, UMA POSSIBILIDADE CONCRETA
Os custos de importação de peças faziam com que nossosclientes, muitas vezes, optassem por peças não originais, comprometendo a performance de seus próprios veículos. Foi aí que a ideia da fabricação de componentes nacionais se tornou não só uma ótima oportunidade, mas um passo factível na nossa evolução.
Com os trunfos da implantação da marca, as conquistas institucionais e a pequena experiência na Zona Franca, Eduardo de Souza Ramos solicitou licença ecessão de tecnologia para produzir a Mitsubishi L200 no Brasil. E conseguiu. Até hoje é a única operação industrial de veículos Mitsubishi no mundo que não pertence à marca japonesa.
Um dia o então governador de Goiás, Maguito Vilela, ligou e marcou uma visita à empresa. A ausência dos japoneses não afetou sua disposição em atrair a indústria de automóveis para o estado. E Goiás, conhecido pela...
tracking img