Estudos organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Integrativa e Modelos Emergentes


I – Responda as questões a seguir (de forma clara e objetiva) (em torno de 10 linhas para cada resposta)


1) A partir dos conceitos apresentados sobresistemas, construa um conceito que explicite o seu entendimento, sobre o tema.

No meu ponto de vista um sistema é um conjunto ordenado de elementos que se encontram interligados e que interagem entresi. O conceito é utilizado tanto para definir um conjunto de conceitos como objetos reais dotados de organização.
Um sistema conceitual ou ideal é um conjunto organizado de definições, símbolos eoutros instrumentos do pensamento (como as matemáticas, a notação musical e a lógica formal).
Um sistema real, no entanto, é uma entidade material formada por componentes organizados que interagem detal forma que as propriedades do conjunto não se podem deduzir por completo das sistemas reais compreendem trocas de energia, informação ou matéria com o seu entorno.


2) Qual a importância dateoria sistêmica para a gestão?



De acordo com Chiavenato (2000) a TGS surgiu com trabalhos de biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy. A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluçõespraticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica.
Aspectos conceituais:
O Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamenteforma um determinado objetivo e efetuam uma determinada função que por sua vez, busca um resultado maior em conjunto com todas as partes. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser consideradoum sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento estejam em busca do mesmo objetivo.
Tipos de sistemas:
Podem ser classificados como: físicos ou abstratos.
Físicos: Sãocompostos de equipamentos, de maquinaria e de coisas reais.
Abstratos: São compostos de conceitos, filosofias, planos, hipóteses e idéias.
Há uma complementaridade entre sistemas físicos e sistemas...
tracking img