Estudos independentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA – UNIUBE
Josiane Maria Lubase Pereira

ESTUDOS INDEPENDENTES
ETAPA VII

Cariacica, 2009

Reunião de Pais
Dia: 10 de março de 2009
Horário: 19 h às 21h

“Em educação não há estrada asfaltada, o caminho se faz andando.”

As relações entre pais e Filhos são um grande desafio diário, principalmente nesta época em que as mudanças no mundo se processam de formacada vez mais rápida.
Com intuito de criar oportunidades para que pais e escola percebam a importância de sua ação e orientação, promovemos o nosso 1° Encontro de Pais e Mestres de 2009. Onde apresentamos a todos; o funcionamento da escola, corpo docente, equipe técnica pedagógica e diretiva, além das atividades desenvolvidas.
A escola facilitou um primeiro contato especifico entre pais e mestres.Porém nesse primeiro momento, abordamos questões gerais como o ritmo da criança, rotina de estudos, limites, disciplina e orientações gerais.
Nosso encontro foi realizado no auditório Lilian de Carvalho, no próprio Colégio Castro Alves. Encerrando assim as 19: h.

Gincana de Integração
Dia: 21/03 /2009
Horário: 08h às 12 h

Convidamos todos os pais e familiares para participarem no Centrorecreativo do CCA de uma manhã repleta de brincadeiras e alegria junto às crianças, na nossa tradicional Gincana de Integração.
Pedimos que as equipes chegassem por volta das 08:h, para darmos inicio as nossas atividades.
As turmas ficaram responsáveis por uma cor definida pela equipe pedagógica, aonde confeccionamos adereços para nossa festa.
A turma do grupo 4 c, no qual sou a educadora ficouem dupla com a turma do grupo 4 A da professora Glaucia, e a nossa cor foi à amarela.
Tivemos como o tema “toda criança tem direito a escola.” Que foi escolhido por nós, pois o nosso tema deste ano do projeto é: Direito e Deveres.
Fizemos um convite a uma mãe para que ela fosse à mascote da nossa equipe, ela aceitou e nos confeccionamos um livro para representar a equipe.
Também foi realizadojunto às crianças e seus familiares diversas brincadeiras entre elas:
• Vivo e Morto
• Passar a bola
• Jogo de bambolê
• Musica relacionada ao tema
• Chute ao gol
• Palavras com a letra escolhida pela equipe pedagógica
• Números
• Apresentação da mascote
• Dança da cadeira

Foi um sucesso!
A presença dos Pais as alegrias e a empolgação fizeramdeste evento um momento muito especial e inesquecível.

Curso Positivo
Dia: 25/03/2009
Horário: 08 h às 12h
Assessor (a): Luciana Maria Rodrigues

1° Ano do ensino fundamental de 09 anos

Produzindo textos com as crianças.
Uma relação prazerosa com a palavra escrita.

Vimos como considerar as situações propostas no Livro Integrado para produzir textos com as crianças e, com isso,provocar reflexões e ampliar a aprendizagem da linguagem escrita.
Compartilhamos conhecimentos sobre a produção textual escrita por meio da exploração dos textos do Livro Integrado e, também, de outros textos presentes na escola.
Refletimos como podemos ajudar os alunos a avançarem em seus conhecimentos sobre a Língua Escrita, produzindo textos e realizando sua reestruturação para melhorcompreendê-los.

Uma introdução diante da intencionalidade deste encontro

“Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar o mundo, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito.”
(Paulo Freire)

O curso pretendeu sensibilizar os professores do 1° ano do Ensino Fundamental para a importância do trabalho com produção textual escrita. No entanto, não se ficar nasensibilização somente.

Curso Positivo
Dia: 25/03/2009
Horário: 13h às 17h
Assessor: Davi

Planejamento participativo na
Educação Física escolar

O planejamento de ensino na Educação Física escolar se caracteriza por um processo decisório que repercute na seleção de objetivos, de conteúdos e de encaminhamentos metodológicos, com vistas à aprendizagem efetiva dos alunos e das alunas. O...
tracking img