‘RESUMO’ DOS PRINCIPAIS TÓPICOS DISCUTIDOS NA DISCIPLINA: ESTUDOS EM APROPRIAÇÃO DA ESCRITA: TEXTUALIDADE, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Este trabalho é uma tentativa de ‘resumir’ os conceitos-chaverevisitados ao longo da disciplina Estudos em apropriação da escrita: textualidade, alfabetização e letramento cursada no primeiro semestre de 2008 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Adisciplina objetivou discutir acerca das teorias que abordam os fatores envolvidos no processo de apropriação da língua escrita, levando em conta a cognição, a sociedade e a cultura escrita sob oescopo do cognitivismo e do sociocognitivismo.
Entender os conceitos envolvidos no processo de apropriação da escrita é de extrema importância para nós, futuros profissionais da educação. Assim como adisciplina, esse ‘resumo’ é dividido em três etapas/seções: a primeira seção trata das bases epistemológicas que nortearam o desenrolar da disciplina: a sociocognição; a segunda seção aborda aspectosreferentes ao letramento – autônomo e ideológico e, por fim, a terceira seção é dedicada ao estudo da alfabetização – domínio do sistema alfabético e construção sociocognitiva dos sentidos e ao estudoda textualização. Ao fim, apresentam-se algumas considerações gerais sobre a disciplina.

SEÇÃO I
DO COGNITIVISMO AO SOCIOCOGNITIVISMO

Só aprendemos a ler lendo e acrescentando à leitura nossosconhecimentos prévios (aquilo que já sabemos; informações que recuperamos de nossa memória discursiva). Assim, para compreender como ocorre o processo de leitura, vamos delimitar primeiramente asbases epistemológicas da disciplina. Começaremos essa seção a partir da apresentação de questões acerca do cognitivismo clássico, relacionando-o ao processo de aquisição da escrita. Na seção 2,apontaremos algumas dificuldades enfrentadas pelo cognitivismo e assim, chegaremos ao modelo do sociocognitivismo.

1 O cognitivismo clássico

Os primeiros estudos cognitivistas datam de 1950 como uma... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). Estudos em apropriação da escrita: textualidade, alfabetização e letramento. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estudos-Em-Apropria%C3%A7%C3%A3o-Da-Escrita-Textualidade/80745.html

MLA

"Estudos em apropriação da escrita: textualidade, alfabetização e letramento" TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estudos-Em-Apropria%C3%A7%C3%A3o-Da-Escrita-Textualidade/80745.html>.

MLA 7

"Estudos em apropriação da escrita: textualidade, alfabetização e letramento." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estudos-Em-Apropria%C3%A7%C3%A3o-Da-Escrita-Textualidade/80745.html>.

CHICAGO

"Estudos em apropriação da escrita: textualidade, alfabetização e letramento." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estudos-Em-Apropria%C3%A7%C3%A3o-Da-Escrita-Textualidade/80745.html.