Estudos do cctt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PARA REFLETIRMOS UM POUCO!

"O caminho da vida pode ser o da liberdade e da 
beleza, porém, desviamo-nos dele. 
A cobiça envenenou a alma dos homens, levantou 
no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar 
a passo de ganso para a miséria e os morticínios. 
Criamos a época da produção veloz, mas nos 
sentimos enclausurados dentro dela.  
A máquina, que produz em grande escala, tem provocado a escassez. 
Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa 
inteligência, empedernidos e cruéis. 
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.  
Mais do que máquinas, precisamos de 
humanidade; mais do que de inteligência, precisamos de  
afeição e doçura!  
Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo estará perdido."(Charles Chaplin, em discurso proferido no final dofilme O grande ditador.) | |

TRABALHO EM KARL MARX

Este trabalho tem por objetivo, demonstrar como a questão do trabalho é elaborada em Marx, permeando todos os demais sentidos de sua obra; a busca da compreensão da força motriz do Capitalismo tanto como ela se apresenta a sociedade, como para Marx; a contraposição dos sentidos.Para Marx, o homem é o primeiro ser que conquistou certaliberdade de movimentos em face da natureza. Através dos instintos e das forças naturais em geral, a natureza dita aos animais o comportamento que eles devem ter para sobreviver. O homem entretanto, graças ao seu trabalho, conseguiu dominar em parte, as forças da natureza, colocando-as a seu serviço."Como criador de valores de uso, como trabalho útil, é o trabalho, por isso, uma condição de existênciado homem, independente de todas as formas de sociedade, eterna necessidade natural de mediação do metabolismo entre homem e natureza e, portanto, da vida humana." |
Os animais também trabalham e produzem, porem somente para atender as exigências práticas imediatas, exigências materiais diretas dos mesmos ou de seus filhotes portanto, não podendo ser livres ao trabalharem, pois a atividade dosmesmos é determinada unicamente pelo instinto ou pela experiência limitada que podem ter.
O que ocorre ao homem é diferente. Anterior a realização de seu trabalho, o homem é capaz de projetá-lo, ou seja, a capacidade de definir meios diversos que possibilitam o alcance de seu objetivo, possuindo a livre escolha da alternativa que melhor se adeqüe a seus meios e procura segui-los.
Justamente porqueo trabalho humano pode ser diferente do trabalho dos animais é que o homem modifica a natureza de acordo com suas possibilidades. O que Marx observa na História é a evolução gradativa do trabalho, naquilo que corresponde a evolução do homem e a necessidade de suprir suas necessidades frente ao meio.
"Uma formação social nunca perece antes que estejam desenvolvidas todas as forças produtivas paraas quais ela é suficientemente desenvolvida, e novas relações de produção mais adiantadas jamais tomarão o lugar, antes que suas condições materiais de existência tenham sido geradas no seio da mesma velha sociedade. É por isso que a humanidade só se propõe as tarefas que pode resolver, pois, se se considera mais atentamente, se chegará a conclusão de que a própria tarefa só aparece onde ascondições materiais de sua solução já existem, ou, pelo menos, são captadas no processo de seu devir."
Para aumentar o seu poder sobre a natureza, o homem passa a utilizar instrumentos, acrescenta meios artificiais de ação aos meios naturais de seu organismo multiplicando-se enormemente a capacidade do trabalho humano de transformar o próprio homem.
O desenvolvimento do trabalho criador aparece, assim,aos olhos de Marx, como uma condição necessária para que o homem seja cada vez mais livre, mais dono de si próprio. Contudo Marx verifica que em sua contemporâniedade, o trabalho assumiu características diferentes das anteriormente pensadas: os homens que produzem os bens materiais, alguns indispensáveis a sua própria existência, porém, não se realizam como seres humanos em suas atividades....
tracking img