Estudos do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
José Bonifácio acreditava que o único caminho plausível era a mestiçagem, que deveria cumprir dois papéis fundamentais, que eram liquidar as diferenças raciais e ao mesmo tempo civilizar índios enegros por meio da mistura sanguínea e cultural com os brancos, formando uma nova “raça” brasileira.

José de Alencar era defensor da escravidão, e defendia que nacionalidade não era o mesmo quecidadania, portanto só poderia votar e ser eleito quem pudesse ter discernimento, pois o eleitor deveria ser capaz de avaliar o governo e ter acesso às informações necessárias para dar um “bom voto”. Paraele escravos, mulheres, menores de idade, alienados, analfabetos ou quem sofresse por penalidade ou falta de liberdade (como a falta de locomoção) não deveria fazer parte da sociedade civil, portantonão teria o direito ao voto.
Por um lado nosso país já caminhou para um lado bomo, hoje negros podem exercer sua cidadania assim como qualquer branco. Por outro, é notável que a política está bemmais bagunçada. Analfabetos não só podem votar, como já tivemos um presidente com esse “probleminha”. Até “palhaços” que aprendem a ler em um dia (depois de já eleitos) podem representar seu estado.Acredito que para exercer cargos tão importantes, seus ocupantes deveriam ser no mínimo pessoas capacitadas, que estudaram e batalharam pra chegar até alí, assim como um professor que precisa aprenderpara dar aulas, um governante deveria aprender como governar e estudar sobre tudo a respeito daquele cargo antes dele poder ocupá-lo.

O século XIX foi o período em que surgiu a necessidade de seestabelecer quem era de fato o povo brasileiro. Escravidão e cidadania eram temas fundamentais de discussão, visto que para se definir a identidade nacional desse país deveria se construir a imagem decomo era o brasileiro.
Essa discussão foi importante, pois construir uma nação moderna significava congregar a população heterogênea de um determinado território em uma única comunidade nacional. Para...
tracking img