Estudos disciplinares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Descrição
Instruções
Várias tentativas Este Teste permite 3 tentativas. Esta é a tentativa número 2.
Conclusão de Força Esse Teste pode ser salvo e retomado posteriormente.

Status do teste/pesquisa
Estado de Conclusão da Pergunta:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Salvando resposta
Pergunta 1

Os processos educativos podem (e devem) contribuir significativamente com a formaçãode um cidadão reflexivo, que saiba tomar decisões que levem em conta não somente os anseios particulares ou individuais, mas também aqueles que se referem à coletividade. Para tanto, é fundamental que a escola promova atividades que:

Resposta a. ( ) sejam capazes de aliar saberes e práticas sociais cotidianas de intervenção na realidade local.

b. ( ) aproximem os alunos detextos científicos sobre a sustentabilidade a fim de que cada um possa formar a sua opinião sobre o assunto.

c. ( ) possam ser avaliadas com atribuição de notas para que os alunos possam perceber a sua importância no currículo escolar.

d. ( ) priorizem a sustentabilidade, destacando a sua importância acima de qualquer outra área da educação.




e. ( ) possamchegar aos pais dos alunos, pois, sendo estes ainda pequenos, não podem contribuir imediatamente com um desenvolvimento sustentável.




1 pontos
Pergunta 2

Ao discutirmos a educação ambiental nos deparamos com a abrangência de temas que estão ligados a esfera política, cultural e econômica da sociedade. Constatamos que o papel da educação ambiental é a instauração de uma pedagogia dadiversidade, num processo educativo dinâmico que extrapole o controle das ideias dando importância a reflexão e as práticas coletivas capazes de mudar a realidade social. Observando a tirinha abaixo podemos deduzir que as conseqüências dessa estória poderiam ser evitadas se alguns princípios defendidos pelos autores no texto A função social da educação ambiental nas práticas colaborativas:participação e engajamento fossem respeitados. São eles:

Resposta a. As práticas reflexivas de educação ambiental buscam uma educação que assuma a complexidade, a globalidade, a criticidade e a responsabilidade pelo destino comum da humanidade, sem desrespeitar as identidades culturais e a diversidade das múltiplas sociedades que fazem parte do planeta.

b. As práticasreflexivas de educação ambiental buscam uma educação que assuma a complexidade, a globalidade, a criticidade e a responsabilidade pelo destino comum da humanidade, porém deve-se levar em consideração que algumas culturas humanas estão mais alinhadas ao progresso do que outras.

c. As práticas reflexivas de educação ambiental buscam uma educação que assuma a complexidade, aglobalidade, a criticidade e a responsabilidade pelo destino comum da humanidade, porém deve-se ter em mente que a ética do mercado que estimula o consumismo, o individualismo e a competitividade prevalece.

d. As práticas reflexivas de educação ambiental buscam uma educação que assuma a complexidade, a globalidade, a criticidade e a responsabilidade pelo destino comum da humanidade, semdeixar de lado o papel das iniciativas governamentais como condutoras desse processo.

e. As práticas reflexivas de educação ambiental buscam uma educação que assuma a complexidade, a globalidade, a criticidade e a responsabilidade pelo destino comum da humanidade, sem esquecer que o desenvolvimento sustentável é resultado das escolhas do setor produtivo da sociedade.




1pontos
Pergunta 3

Conforme Beck (1997), a sociedade hoje perde a sua certeza na razão instrumental, o que reflete em crise do ser no mundo, que se manifesta em toda a sua plenitude ,de que forma?

Resposta a. nas complexas análises concentradas na racionalidade ocidental que não

consegue dar conta da complexidade do mundo.

b. ignorando a função do contexto num processo...
tracking img