Estudos disciplinares- o quadro "o grito"e quadro "homer simpsons"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudos disciplinares curso direito Formação geral
1. O quadro O grito, datado de 1893 e reproduzido abaixo, é uma pintura de autoria do norueguês Edvard Munch. Trata-se de uma das obras maisimportantes do Expressionismo, movimento artístico de vanguarda do início do século XX. Os artistas expressionistas não procuravam retratar a realidade fielmente, mas projetar, na obra, a sua subjetividade,mostrando, assim, a realidade modificada pelo seu psiquismo.
Disponível em http://vozativa2.blogspot.com/2009/04/o-grito.html . Acesso em 31.08.2010.
Por ter se tornado muito famoso, O grito serviude inspiração para muitas outras produções, como a ilustrada a seguir, com o personagem Homer, do desenho animado Os Simpsons.
Disponível em http://inutilidadeclassica.blogspot.com/ . Acesso em31.08.2010.
Analise as figuras e considere as afirmações abaixo. I. II. III.
i. No quadro original, a figura retratada passa a sensação de angústia e de desespero.
ii. O segundo quadro valeu-se daintertextualidade, que só é percebida se o leitor tiver a obra original como referência.
iii. O quadro com o personagem Homer, dos Simpsons, é também considerado uma obra expressionista, mas opersonagem não transmite desespero, uma vez que se trata de uma produção cômica.

Assinale a alternativa certa.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c)Apenas a afirmativa II está correta.
d) Apenas a afirmativa III está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Justificativa. :
I -Sim. Com a intenção de captar estados mentais,vários quadros exibem personagens deformados, como o ser humano desesperado sobre uma ponte que se vê em O Grito, do norueguês Edvard Munch (1863-1944), um dos expoentes do movimento. A obra representa umafigura andrógena num momento de profunda angústia e desespero existencial
II- Sim. A noção de intertextualidade pressupõe um universo cultural muito amplo e complexo, pois implica a identificação...
tracking img