Estudos disciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade II

CIÊNCIAS SOCIAIS

Profa. Ma. Josefa Alexandrina

Objetivos da unidade
 Nesta unidade a reflexão se volta para a análise dos problemas sociais na atualidade.  Procura-se identificar os problemas latentes da sociedade contemporânea, como a inserção do Brasil no capitalismo global e as diversas faces da globalização e seus impactos sobre o trabalho.  Procura-se analisar osfundamentos da participação política, as problemas urbanos e a atuação dos movimentos sociais.

Formação da sociedade capitalista no Brasil
 A história do Brasil se inicia com a expansão do capitalismo europeu que buscava novos mercados e metais preciosos para a cunhagem de moedas.  Em nome dos interesses econômicos a população nativa sofreu genocídio e os africanos foram transplantados pararealização de trabalho escravo.

A marca da dependência
“A sociedade brasileira não pode ser compreendida sem que se tenha em mente o peso de um passado colonial e escravista e um presente marcado pela dependência em relação às economias dominantes no mundo atual A ausência de autonomia (...) atual. ( ) sempre marcou a vida e a ação dos personagens centrais do processo histórico brasileiro: osenhor de terras, o escravo, o índio, o sertanejo, o fazendeiro- capitalista, o empresário urbano, o lavrador, as classes médias, o operariado urbano e rural.”
(VITA: 1989, 11)

Brasil Colonial
 Entre os séculos XV e XVIII a sociedade brasileira se organizou em torno de produtos tropicais para abastecer o mercado europeu. A maneira de ocupar e explorar terras e vidas humanas só ganhasignificado quando pensada em relação às necessidades do capitalismo em desenvolvimento na Europa.

O desenvolvimento do capitalismo no Brasil
 Século XIX: Introdução do trabalho livre de imigrantes europeus e abolição da escravatura.  Os imigrantes constituíram a categoria de “trabalhadores livres” formando o “mercado de trabalho” e constituíam um mercado consumidor para bens de consumo.

Osurgimento da consciência burguesa
 A abolição da escravidão liberou fazendeiros de imobilizarem capital na compra de escravos – o capital que ia para a mão dos traficantes se tornou disponível para novos negócios.  O capital acumulado na cafeicultura paulista concentrou-se nas mãos de uma classe de fazendeiros que passaram a diversificar suas atividades econômicas, investindo em atividades queoferece perspectiva de alta lucratividade lucratividade.

Formação da indústria dependente
 Por ter se originado da exportação do café, a indústria teve seu desenvolvimento condicionado à economia cafeeira.  A industrialização se limitou ao setor de bens de consumo não duráveis (tecidos e alimentos) e não desenvolveu tecnologia própria, criando um alto grau de dependência externa.

A teoriada dependência
 Conceito criado pelo sociólogo Fernando Henrique Cardoso fundamenta-se na idéia de que há uma relação de subordinação dos países subdesenvolvidos em relação aos países desenvolvidos. desenvolvidos Deste modo, os países modo dependentes viveriam a condição de dependência de capitais e tecnologia. Não deixa de considerar possível o desenvolvimento econômico, porém, sem a superaçãoda dependência.

A inserção do Brasil na econômia contemporânea
 Nos últimos anos a economia brasileira tem crescido muito e seu desenvolvimento já supera o de muitos países do chamado primeiro mundo.  Atualmente o desenvolvimento econômico mundial se volta para países como o Brasil, Rússia, Índia e China.  Os principais produtos exportados pelo Brasil são: soja, minério de ferro, café ecarnes.

A globalização e suas consequências
 É um fenômeno econômico, político e cultural que se manifesta a partir da aceleração do intercâmbio de mercadorias, capitais, informações e idéias entre os vários países, ocasionando uma redução das fronteiras geográficas.  A compreensão do mundo globalizado permite desvendar a natureza das transformações econômicas, sociais e políticas da...
tracking img