Estudos de Psicologia Campinas Viktor Emil Frankl s contribution to the concept of resilience

5690 palavras 23 páginas
10/09/2015

Estudos de Psicologia (Campinas) - Viktor Emil Frankl's contribution to the concept of resilience

Conceito
No âmbito das Ciências Sociais, existem várias definições de resiliência. Seguem algumas delas:
A resiliência é uma habilidade para ressurgir diante das adversidades, adaptar-se, recuperar-se e aceder a uma vida significativa e produtiva (Kotliarenko, Fontecilla & Cáceres, 1997, p.5).
Resiliência é o enfrentamento efetivo de circunstâncias e eventos de vida severamente estressantes e acumulativos (Kotliarenko et al., 1997, p.5).
Boris Cyrulnik, psicanalista francês, visualiza a resiliência como um oxímoron, em que o sujeito é cindido por um trauma, mas se reconstrói e resiste; sofre, mas tem esperança apesar de tudo. Explica que oxímoron é uma figura de linguagem que "consiste em reunir dois termos antinômicos" (p.21). Por exemplo, a expressão: "a obscura claridade" (Cyrulnik, 2001, p.21).
Para Cyrulnik (2001), a resiliência é um processo íntimo que se integra a um processo social. É um tecido e pertence à família dos mecanismos de defesa; é controlável e traz esperança. O conceito de resiliência poderia ser resumido em "mola" e "tecido". "Mola" porque, ao receber o impacto da adversidade, a pessoa sofre (de certa maneira "deforma-se", como a mola ao receber uma força: quando a mola é presa a um peso, por exemplo, estica, mas depois volta) e depois supera o sofrimento, salta superando o fator que ameaça a pessoa. "Tecido" porque se configura no espaço entre a pessoa e seu entorno social (especialmente as pessoas significativas com quem é possível estabelecer uma relação de apego seguro), como um mosaico de pano que vai sendo tecido. Como mola e tecido, a cada impacto, é possível buscar a superação, ou seja, "apesar do sofrimento, buscamos a maravilha"
(p.194).
Sintetizando, define-se aqui a resiliência como a capacidade de transformar uma situação de dor em possibilidade de crescimento, ou "capacidade humana para enfrentar, sobrepor-se e ser

Relacionados

  • Resiliência e Logoterapia
    6829 palavras | 28 páginas