Estudos de mercado e marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GL600 - Estudos de Mercado e Marketing
Aula 1
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
*Engenharia: projeto do produto;
*Relações Públicas: facilitador empresa-público;
*Gestão Agronegócio: gestor em todos os elos da cadeia agroindustrial; valorizando o papel da inovação;
*Gestão do Comércio Internacional: compreender as estratégias de competição; fortalecer a inserção das empresas e do Brasil no comérciointernacional;
*Gestão de Empresas: perspectiva integrada; tendências econômicas, tecnológicas e sociais do meio no qual a empresa está inserida;
*Gestão de Políticas Públicas: contexto econômico, político e social na formulação de estratégias; programas e de políticas públicas;
*Nutrição: atuar de forma integrada; discernimento frente à situação econômica, social e organizacional do sistemade saúde, levando em consideração o custo/benefício.
As necessidades do homem são satisfeitas pelo uso de objetos. Isto ocorre por meio das funções dos produtos que, no processo de utilização, se manifestam como VALOR DE USO.
1 – Relações entre usuário e produto:
1.1 Produtos de consumo (aqueles que deixam de existir após o seu uso);
1.2 Produtos de uso 1; para uso individual;
1.3 Produtosde uso 2; para uso de determinados grupos (família, esporte e etc...);
1.4 Produtos de uso 3; para uso indireto.
2 – Funções;
Objeto de designProduto industrial |
Uso Função (3) |
CompradorUsuário |



Função Prática – Aspectos fisiológicos do uso
Shakers - Um outro exemplo, muitoreferido, sobre influências pioneiras no design moderno quanto a requisitos de simplicidade, funcionalidade e objetividade, é o do movimento religioso protestante dos Shakers (que se estabeleceram em 1774 na América). Para os Shakers a estética não poderia andar longe da ética quando elaboraram o conceito de que "o que é prático é belo".
Função Estética – aspecto psicológico da percepçãosensorial durante o seu uso
O holandês Gerrit Rietveld se formou em arquitetura em 1919 e seu trabalho mais importante, a Schroder House em Utrecht, tem íntima relação com seus designs para móveis. A famosa “Red & Blue Chair” foi desenhada em 1917, nada parecido havia existido antes. A estrutura é muito simples e apesar de não ser acolchoada é muito confortável.
Função Simbólica – é determinada portodos os aspectos espirituais, psicológicos e sociais do uso
Cadeira Barcelona: Mies criou a Barcelona, considerado por muitos seu melhor trabalho como mobiliário, para o pavilhão alemão na exposição de Barcelona de 1929. A base usa a chamada “curva cyma recta”, uma na cadeira e duas no banco, seguindo a forma da base do banco antigo chamado “stella cirullis”.
DEFINIÇÕES - MARKETING
- Conjuntode atividades de planejamento, concepção e concretização, que visam a satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos.
- Atividade, conjunto de instituições e processos de criação, comunicação, entrega e troca de ofertas que têm valor para os clientes, parceiros e sociedade em geral. (AMA - American Marketing Association - 2007).- Entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (KOTLER e ARMSTRONG, 2003).
- Intenção de entender e atender o mercado e para que isso aconteça, há necessidade de identificação das necessidades do consumidor para depois atendê-las. (RICHERS, 2000).
- Consumismo é uma oportunidade de marketing, exige que a organização parta das necessidades, realidades e valores do consumidor,estabelecendo, como seu objetivo, a satisfação das necessidades do consumidor. (DRUCKER, 2001).

- Atender necessidades e/ou desejos; Maior Best-Seller: a Bíblia (6 bilhões de cópias vendidas). Adequações para atender a esses parâmetros: NVI, NTLH, traduções, de estudo, quadrinhos, mangá, etc...
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
◦ criar trocas – transação voluntária;
◦ necessidade e desejo;
◦ orientação...
tracking img