Estudos de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelos de banco de dados
Modelo de banco de dados é uma descrição dos tipos de informações que estão armazenadas em um banco de dados. Por exemplo, pode informar que o banco armazena informações sobre produtos e que, para cada produto, são armazenados seu código, preço e descrição. O modelo não informa QUAIS produtos estão armazenados, apenas que tipo de informações contém.

Modelos debanco de dados
Para construir um modelo de dados, usa-se uma linguagem de modelagem de dados. Existem linguagens textuais e linguagens gráficas. É possível descrever os modelos em diferentes níveis de abstração e com diferentes objetivos. Cada descrição recebe o nome de esquema de banco de dados.

Modelo Conceitual
É uma descrição de banco de dados de forma independente de implementação numsistema de gerenciamento. Registra QUE dados podem aparecer no banco, mas não registra COMO estes dados estão armazenados no SGBD.

Modelo Conceitual
Exemplo de um modelo conceitual textual:
1) Cadastro de Clientes Dados necessários: nome completo, tipo de pessoa (física ou jurídida), endereço, bairro, cidade, estado, telefone, email, nome de contato. 2) Pedido Dados necessários: código doproduto, quantidade, código do cliente, código do vendedor.

Exercício
Descreva um modelo conceitual para armazenar os dados de livros. Resposta (provável): Cadastro de Livros: Titulo, subtítulo, autor, editora, número de páginas, preço de compra, já foi lido, ISBN, número de páginas, ano de publicação, número da edição...

Modelo Lógico
Compreende uma descrição das estruturas que serãoarmazenadas no banco e que resulta numa representação gráfica dos dados de uma maneira lógica, inclusive nomeando os componentes e ações que exercem uns sobre os outros.

Modelo Lógico
Exemplo de um modelo lógico
descrição

preço

Produto

É do Tipo

Tipo de produto

descrição código

código

Modelo Lógico
O modelo lógico também pode ser representado assim:
TipoDeProduto(CodTipoProd, DescrTipoProd) Produto (CodProd, DescrProd, PrecoProd, CodTipoProd) CodTipoProd referencia TipoDeProduto

Modelo Lógico
A técnica de modelagem mais difundida é a abordagem entidade-relacionamento (ER). Nesta técnica, um modelo conceitual é usualmente representado através de um diagrama, chamado diagrama entidade-relacionamento (DER). Por enquanto iremos estudar apenas o modelorelacional, no qual os dados estão organizados em forma de tabelas.

Modelo Físico
É uma descrição de um banco de dados no nível de abstração visto pelo usuário do SGBD. Assim, esse modelo depende do SGBD que está sendo usado. Aqui são detalhados os componentes da estrutura física do banco, como tabelas, campos, tipos de valores, índices, etc. Nesse estágio estamos prontos para criar o banco de dadospropriamente dito, usando o SGBD preferido.

Modelo Físico
Exemplo de tabelas em um BD Relacional.
Tipo de produto Código 1 2 Descrição Computador Impressora Produto Código Descrição 10 20 30 40 Desktop Laptop Impr. Jato Tinta Impr. Laser Preço 1.200,00 1.800,00 300,00 500,00 CódigoDoTipo 1 1 2 2

Modelo Físico
Detalhamento de uma tabela
Cadastro de Paciente Nome do campo Código doPaciente Nome do Paciente Endereço Bairro Cidade Estado CEP Data de Nascimento Tipo de Dado Numérico Alfanumérico Alfanumérico Alfanumérico Alfanumérico Alfanumérico Alfanumérico Data Tamanho do campo 5 dígitos 50 caracteres 50 caracteres 40 caracteres 40 caracteres 2 caracteres 9 caracteres 10 caracteres

Modelo Entidade-Relacionamento
Entidade – é um objeto ou evento do mundo real sobre o qualdesejamos manter um registro. Ex.: Aluno, Carro, Produto, Vendedor, etc.

Modelo Entidade-Relacionamento
Atributo – é uma propriedade ou característica que descreve uma entidade. Também é chamado de campo. Ex.: Atributos da entidade ALUNO: nome, data de nascimento, telefone, endereço, etc.

•João Silva •Homem •28 anos •Vendedor

•Pedro Santos •Homem •53 anos •Professor

Modelo...
tracking img