Estudos complementares em matemática para os alunos do ensino médio integrado

Páginas: 9 (2074 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2011
PROJETO DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA

Estudos complementares em Matemática para os alunos do ensino médio integrado

Professor: Esp. Henrique Almeida Lima

Araguatins – TO
Agosto de 2011
1. INTRODUÇÃO

A busca por uma reforma na educação básica brasileira, em especial àquelas ligadas as mudanças curriculares do ensino médio ainda promovem amplas discussões no contexto brasileiro, hajavista a quantidade de documentos, leis, artigos e debates acerca do tema.
Para o Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Educação Básica (SEB), nos últimos anos, o ensino da Matemática vem sendo marcado por uma dicotomia que constitui um desafio para os educadores. Seu conteúdo e sua metodologia no ensino médio voltados, quase que exclusivamente, para a preparação do aluno para osexames vestibulares, em detrimento das finalidades atribuídas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9394/96) à última etapa da educação básica (MEC/SEB, 2006).
A LDB estabelece em seu artigo 35º, que trata do ensino médio, as seguintes finalidades dessa etapa da educação básica.
I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental,possibilitando o prosseguimento de estudos;
II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e dopensamento crítico;
IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina (BRASIL, 1996)
Já os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) cita que os objetivos do Ensino Médio em cada área do conhecimento devem envolver, de forma combinada, o desenvolvimento de conhecimentos práticos, contextualizados,que respondam às necessidades da vida contemporânea, e o desenvolvimento de conhecimentos mais amplos e abstratos, que correspondam a uma cultura geral e a uma visão de mundo.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), o ensino médio tem como fi nalidades centrais não apenas a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos durante o nívelfundamental, no intuito de garantir a continuidade de estudos, mas também a preparação para o trabalho e para o exercício da cidadania, a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e a compreensão dos processos produtivos.
Nessa definição de propósitos, percebe-se que a escola de hoje não pode mais ficar restrita ao ensino disciplinar de natureza enciclopédica. De acordo com asDiretrizes Curriculares para o Ensino Médio, deve-se considerar um amplo espectro de competências e habilidades a serem desenvolvidas no conjunto das disciplinas. O trabalho disciplinar pode e deve contribuir para esse desenvolvimento.
Conforme destacam os PCNEM (2002) e os PCN+ (2002), o ensino da Matemática pode contribuir para que os alunos desenvolvam habilidades relacionadas àrepresentação, compreensão, comunicação, investigação e, também, à contextualização sociocultural.
Ainda sobre o ensino da matemática é oportuno salientar que para a escolha de conteúdos, é importante que se levem em consideração os diferentes propósitos da formação matemática na educação básica.
Ao final do ensino médio, espera-se que os alunos saibam usar a Matemática para resolver problemaspráticos do quotidiano; para modelar fenômenos em outras áreas do conhecimento; compreendam que a Matemática é uma ciência com características próprias, que se organiza via teoremas e demonstrações; percebam a Matemática como um conhecimento social e historicamente construído; saibam apreciar a importância da Matemática no desenvolvimento científico e tecnológico.
A forma de trabalhar os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ENSINO MEDIO INTEGRADO
  • Ensino Medio Integrado
  • Oficinas para alunos do Ensino Médio
  • plano de aula "pavimentação urbana" segundo alunos de matemática do ensino médio
  • UM DIAGNÓSTICO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM QUESTÕES ENVOLVENDO MATEMÁTICA FINANCEIRA.
  • Assuntos matematica ensino medio
  • Estudo do conceito de bacia hidrográfica com alunos do 3º ano do ensino médio
  • matemática no ensino médio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!