Estudos comparativos dos métodos de ensino de inglês

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A necessidade de manter contato com falantes de outras línguas é muito remota, haja vista que desde as antigas civilizações até os dias atuais, os homens, em sua essencialidade, necessitam de aprender outros idiomas por diversas razões, tais como: econômicas, comerciais, sociais, diplomáticas ou militares.
As primeiras aprendizagens de uma língua estrangeira se deram apartir do contato direto com o estrangeiro. Com isto, alguns povos empenharam-se em aprender e ensinar algumas línguas estrangeiras de forma sistemática.
As primeiras provas da existência do ensino de uma segunda língua surgiram a partir da conquista dos sumérios pelos acadianos; fato que ocorreu de gradativamente do ano 3.000 a.C até por volta do ano 2.350 a.C., os acadianos passaram aadotar o sistema de escrita dos sumérios e aprender a língua dos povos conquistados.
Com a aquisição da língua dos sumérios, os acadianos alcançavam uma promoção social, ou seja, conquistavam o acesso à religião e a cultura da época. A aprendizagem do Sumério se dava por meio da língua escrita na língua suméria, porém isto não correspondia à língua que era utilizada pelos alunos nocotidiano. Esse se refere ao primeiro ensino de uma língua estrangeira que se tem registro.
Assim como os acadianos, os romanos também adquiriram as línguas faladas pelos povos conquistados por eles. Desde o século III antes da nossa era, os romanos aprenderam o Grego como uma segunda língua. Eles utilizavam manuais bilíngües, enfatizando a prática do vocabulário e da conversação, os quais eramusados pelos falantes de Latim que aprendiam a língua grega.
Nas escolas da França, durante o século IX, ensinava-se o Latim, que era considerado uma língua estrangeira e uma língua culta em relação ao Francês, que era considerado uma língua popular. Também na Alemanha, Inglaterra e França, durante os séculos VII e VIII, o Latim era ensinado da mesma forma.
A fim de ensinar a leitura,os professores da Idade Média utilizavam a seguinte prática: partiam das letras para as sílabas, e então, das sílabas para as palavras e frases. A gramática era ensinada por meio dos textos religiosos; e em relação ao vocabulário, os aprendizes deveriam memorizar o maior número de palavras, com a ajuda de glossários. O Latim possuía muito prestígio durante a Idade Média na Europa, pois eraconsiderado uma língua de grande importância para a religião, para o mundo dos negócios, para as relações internacionais, para a literatura e para o contexto filosófico.
No século XVI, aconteceu uma grande revolução lingüística, a qual exigia dos educadores o bilingüismo, isto é, o Latim deveria ser utilizado como língua culta e as línguas vernáculas (Italiano, Francês, Inglês, Alemão, Holandêse Espanhol) como línguas populares. De fato, as línguas vernáculas se tornaram cada vez mais importantes, e o Latim cada vez menos utilizado na oralidade.
Em 1638, o tcheco Jan Amos Comênio elaborou seu próprio método de ensino de línguas, a partir da publicação da obra “Didática Magna”, na qual eram tratados alguns princípios de didática das línguas, tais como: o principio da ordemnatural, sensualista e o do prazer em se aprender por meio de jogos, sem punições corporais (que eram muito comuns na época). Comênio foi considerado o fundador da didática das línguas.
Atualmente aprender um outro idioma tornou-se uma necessidade básica para profissionais de diversas áreas e, principalmente, para aqueles que se preparam para ingressar no mercado de trabalho que, ao passar dotempo, se torna cada vez mais competitivo.
Dominar um outro idioma significa crescer, desenvolver-se e, acima de tudo, melhor preparar-se para acompanhar as evoluções sociais, tecnológicas e culturais.
A crescente internacionalização dos mercados fez com que as nações adotassem a Língua Inglesa como o idioma oficial do mundo dos negócios e, considerando o Brasil como um país em...
tracking img