Estudos comparativos dos ciclos rproutis de ala, briofitas, teioftas, gynospers e annospermas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reino Plantae – Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas
Posted on 23/06/2011 by anaemauro
Reino Plantae

O Reino Plantae é composto pelas plantas, seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos, porém algo as difere desses e as classificam em um reino à parte: as plantas são autotróficas, ou seja, produzem seupróprio alimento por meio da fotossíntese. Além disso, outras características importantes desses seres é possuírem amido como reserva energética, terem parede celular de celulose, serem clorofilados e terem ciclo reprodutivo haplodiplonte.
Utilizando a luz, ou seja, a energia luminosa, as plantas produzem a glicose, matéria orgânica formada a partir da água e do gás carbônico que obtêm do alimento, eliberam o gás oxigênio.

Biologicamente as plantes, juntamente com outros seres fotossintetizantes, são de extrema importância para a manutenção da vida, pois são produtoras de matéria orgânica que nutre a maioria dos seres vivos da Terra, atuando na base das cadeias alimentares. As plantas conquistaram quase todos os ambientes da superfície da Terra.
Há cerca de 500 milhões de anos, asplantas iniciaram a ocupação do ambiente terrestre. Este ambiente oferece às plantas vantagens como: maior facilidade na captação da luz, já que ela não chega às grandes profundidades da água, e facilidade da troca de gases, devido à maior concentração de gás carbônico e gás oxigênio na atmosfera. Esses fatores são importantes no processo da respiração e da fotossíntese.
Classificação das plantas
Énecessário definir outros critérios que possibilitem a classificação das plantas para organizá-las em grupos menos abrangentes que o reino.
Em geral, os cientistas consideram como critérios importantes:
A característica de a planta ser vascular ou avascular, isto é, a presença ou não de vasos condutores de água e sais minerais (seiva bruta) e matéria orgânica (a seiva elaborada);
Ter ou nãoestruturas reprodutoras (semente, fruto e flor) ou ausência delas.
As principais classes de plantas são Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas, das quais falaremos mais especificamente a seguir.
Observando a árvore filogenética abaixo podemos identificar as principais características que diferenciam os grupos de plantas.

Briófitas
Características Gerais
São plantas criptógamas(não produzem flor, semente ou fruto);
Possuem clorofila a e b;
Parede celular constituída de celulose (sem lignina);
Possuem o amido como material de reserva;
São seres haplodiplobiontes, onde a fase gametofítica(n) é duradoura e a esporofítica(2n) é passageira;
Não possuem raízes e a absorção da água ocorre diretamente através da superfície do corpo do gametófito em contato com osubstrato, fixo por meio de estruturas denominadas de RIZÓIDES;
São capazes de realizar fotossíntese, sendo autótrofos fotossintetizantes;
Como as algas, possuem o corpo na forma de talo, sem raízes, caule e folhas diferenciadas;
São plantas avasculares (ausência de vasos condutores); os líquidos são conduzidos por difusão célula a célula, o que limita o tamanho desses vegetais;
O transporte de águade célula a célula é muito lento e as células mais distantes morreriam desidratadas;
São plantas comuns em locais úmidos e que não recebem luz direta do sol;
São sensíveis à poluição e a ausência delas indica má qualidade do ar.
Grupos
Os três grandes grupos de briófitas apresentam diferenças quanto ao desenvolvimento do esporófito:
Nas hepáticas os gametófitos possuem corpo achatado, comseus rizóides fixados ao solo. A estrutura do esporófito se desenvolve sobre pequenos espaços do gametófito e, na parte superior do esporófito é formado uma cápsula, lembrando um chapéu. Nos musgos, o esporófito se desenvolve na parte superior do gametófito feminino. E nos antóceros o esporófito é alongado e ereto.

Ciclo de Vida
Reprodução Sexuada: As briófitas dependem da água para a...
tracking img