Estudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
a) Porque os conflitos entre o velho regime e as novas forças ascendentes era mais agudo na França do que nos outros países da Europa?
Pois há poucas dúvidas de que a economia francesa permanecerrelativamente estagnada, e a indústria e o comércio franceses teriam quase certamente se expandido mais e com maior rapidez se não fossem as guerras e a Revolução. Embora a economia do país tivesseavançado substancialmente sob o governo de Napoleão, ela não podia compensar o retrocesso e o ímpeto perdido da década de 1970.
Após mais de 20 anos de guerras e revoluções quase ininterruptas, osvelhos regimes vitoriosos enfrentaram os problemas do estabelecimento e da preservação da paz, que foram particularmente difíceis e perigosos. Os escombros das duas décadas tinham que ser varridos e apilhagem territorial redistribuída. E, além do mais, era evidente para todos os estadistas inteligentes que não se toleraria daí por diante outra guerra de grandes proporções na Europa, pois este tipode guerra quase que certamente significaria uma nova revolução e a consequente destruição dos velhos regimes.
b) Qual foi a classe social que deu ao movimento revolucionário uma unidade efetiva?A onda revolucionária de 1830 foi, portanto, um acontecimento muito mais sério do que a de 1820. De fato, ela marca a derrota definitiva dos aristocratas pelo poder burguês na Europa Ocidental. Aclasse governante dos próximos 50 anos seria a “grande burguesia” de banqueiros, grandes industriais e, às vezes, altos funcionários civis, aceita por uma aristocracia que se apegou de que concordou empromover políticas primordialmente burguesas, ainda não ameaçadas pelo sufrágio universal, embora molestada por agitações externas causadas por negociantes insatisfeitos ou de menor importância, pelapequena burguesia e pelos primeiros movimentos trabalhistas.
c) Em quais sentidos as reivindicações da Declaração dos Direitos do homem e do cidadão são reivindicações dessa classe social?
O...
tracking img