Estudo o boticario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6
1. REVISÃO CONCEITUAL 7
1.1. Treinamento – Conceito(s) 7
1.2. Treinamento – O processo. Principais tipos e técnicas 7
2. ESTUDO DE CASO 8
2.1. Perfil da organização 8
2.1.1. Denominação 8
2.1.2. Produtos e força de trabalho 8
2.1.3. Mercados e segmentos 8
2.1.4. Concorrentes e aspectos relevantes 8
2.1.5. Fornecedores e matérias-primas 8
2.2. Coleta de Dados 92.2.1. Coleta 9
2.3. Análise dos dados 9
2.3.1. Programa de treinamento existente 9
2.3.2. Programa de treinamento não existente 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIA 11













INTRODUÇÃO
As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade: integração e relacionamento dosconteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e práxis: integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade
O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores, tem como objetivo apresentar o treinamento de pessoas em uma organização de pequeno ou médio porte (de acordo com os critérios do BNDES): um estudo sob a óticade processos.

1. REVISÃO CONCEITUAL

1.1. Treinamento – Conceito(s)
É a educação, institucionalizada ou não, que visa adaptar a pessoa para o exercício de determinada função ou para a execução de tarefa específica, em determinada organização. Consiste na aplicação de um somatório de atividades técnicas provenientes da pedagogia e psicologia, objetivando à aprendizagem de novas respostas asituações específicas.

OATLEY in HAMBLIN (1977) - Treinamento é qualquer atividade que procura, deliberadamente, melhorar a habilidade de uma pessoa no desempenho de uma tarefa.

HESSELING in HAMBLIN (1978) - Treinamento é uma seqüência de experiências ou oportunidades destinadas a modificar o comportamento para atingir um objetivo declarado.

HAMBLIN (1978) - Treinamento abrange qualquertipo de experiência destinada a facilitar um ensino que será útil no desempenho de um cargo atual ou futuro.

FERREIRA (1979) - Treinamento dentro de uma empresa poderá objetivar tanto a preparação do elemento humano para o desenvolvimento de atividades que virá a executar, como desenvolvimento de suas potencialidades para o melhor desempenho das que já executa.

CHIAVENATO (1985) - Treinamentoé o processo educacional, aplicado de maneira sistêmica, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos.

TOLEDO (1986) - Treinamento na Empresa é ação de formação e capacitação de mão de obra, desenvolvida pela própria organização, com vistas a suprir suas necessidades.

ANDRADE e CASTRO (1996) - Treinamento de pessoal é caracterizadopelo esforço dispendido pelas organizações para propiciar oportunidades de aprendizagem aos seus integrantes. Tem como os propósitos à identificação e à superação de deficiências no desempenho de empregados, à preparação de empregados para novas funções e à introdução de novas tecnologias.

1.2. Treinamento – O processo, principais tipos e técnicas
1.2. 1. O Processo –
LEVANTAMENTO DANECESSIDADE DO TREINAMENTO

Vê-se que para realização do treinamento, o levantamento da sua necessidade deve ser tratado com muita atenção, para não ser desviado da sua finalidade. Devem-se buscar informações relevantes. Deve-se ter uma percepção dos problemas provocados pela carência de treinamento, e estas perguntas devem ser realizadas durante o diagnóstico para o treinamento.
O levantamento dasnecessidades responde basicamente a
duas questões iniciais.
1. Quem deve ser treinado?
2. O que deve ser aprendido?

Chiavenato comenta que: ”O levantamento de necessidade de treinamento deve fornecer as seguintes informações para que possa traçar a programação de treinamento”.
O que deve ser ensinado?
Quem deve aprender?
Quando deve ser ensinado?
Onde deve ser ensinado?...
tracking img