Estudo e analise para medir o nivel de agilidadenas entregas em uma industria de alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo e análise para medir o nível de agilidade nas entregas em uma indústria de alimentos


Resumo: Este estudo apresenta uma proposta de melhoria quanto à avaliação e medição do nível de rapidez nas entregas, visando um diferencial competitivo quanto ao atendimento ao cliente. Essa avaliação tem como principal objetivo identificar a rapidez e satisfação do cliente na forma logística deapoio à tomada de decisão gerencial, baseado em números. Foi elaborado em uma empresa de médio porte no mercado de alimentos, sabe se da importância desse estudo, pois é de confiabilidade e credibilidade perante o cliente, essa aplicação foi feita com intuito de apresentar a empresa quais as opções que ela terá para aderir a proposta mencionada. O principal resultado é identificar os pontos de maiordificuldade e certamente melhorar para que não ocorram mais. Em busca de aperfeiçoamento poder citar de forma clara e objetiva o sucesso para buscar conhecimento.

Palavras-chaves: Ferramenta da qualidade, histograma,


1- INTRODUÇÃO

O histograma é uma das ferramentas estatísticas da qualidade. Ele é utilizado para representar graficamente uma grande quantidade de dados numéricos.Através da análise do histograma é possível interpretar estas informações de forma mais fácil e simples, do que acompanhando uma grande tabela ou um relatório com somente números ou valores.
O histograma é um gráfico de colunas utilizado na estatística. É composto de vários retângulos adjacentes, representando a tabela de freqüências com perda de informações (valores agrupados por classes) de umconjunto de valores. Na escala horizontal, marcam-se os intervalos de classes, e cada intervalo é a base década retângulo ou barra; na escala vertical, marcam-se as alturas dos retângulos ou barras, que são as respectivas freqüências absolutas das classes (LOPES, 1999).
Vários autores descrevem a utilização do histograma como Ferramenta da Qualidade para avaliação e análise de dados: Conforme Vieira(1999), a quantidade de informação fornecida por uma amostra é tanto maior quanto é a quantidade de dados. Fica, porém, difícil captar a informação contida em uma tabela muito longa. Para dar visão rápida e objetiva da questão, existe uma ferramenta: é o histograma”.
O presente trabalho vai propor a utilização do histograma como uma ferramenta para auxílio na gestão logística. Através dainterpretação do histograma é possível avaliar a satisfação do cliente a que será destinado pode se fizer estudos comparativos com anos anteriores e auxiliar no planejamento de futuras atividades logísticas.


2- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Conceitos de logística
Pode se afirmar que a filosofia logística foi incorporado nas organizações brasileiras a pouco tempo e existem muitas definições do o que élogística. A logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo de poder maximizar as lucratividades presentes e futuras através do atendimento dos pedidos abaixo custo(CHRISTOPHER, 2002).
Segundo Ballou (2001),logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, estoques em processo, produtos acabados e informações relativos desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.
Novaes (2001) afirma que logístico é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente ofluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.
Muitos autores apresentam definições com enfoque diferenciado, mas o que pode se esclarecer é que definição de logística mais aceita é aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de mercadorias de...
tracking img