Estudo socio economico.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A autora inicia o texto, dando um panorama geral do que vem a ser um estudo socioeconômico, fazendo uma relação especifica à competência historicamente construída pela evolução do serviço social como profissão, em vista de que acompanhou cada passo a medida que a profissão se transformou. Sendo o estudo socioeconômico por esse motivo, uma ação intrínseca dos assistentes sociais ao buscarresponder aos desafios impostos pela realidade social. Ainda nesse primeiro momento, a autora visa produzir um marco de referencias para a operacionalização dos estudos socioeconômicos, buscando um aprofundamento na matéria.
O estudo socioeconômico segundo a autora, se apropria do marco conceitual do serviço social, apresentando em maior parte o seu desenvolvimento técnico no período da consolidação daprofissão, tendo como objetivo realizar o ajustamento dos individuas ao seu meio, por tanto busca a solução de problemas e num primeiro momento é tratado como um “método de tratamento”.
“Esse “método” previa que, quando um “cliente” pedia auxilio, era necessária a realização do estudo social de caso, numa primeira etapa, posteriormente o diagnostico e por ultimo o tratamento”. (Regina Célia Mioto)Por tanto, nesse sentido incluía a necessidade de resolver o problema e se possível modificar as dificuldades e complicações fundamentais. Contudo, os assistentes sociais aprimoram os seus instrumentos e técnicas de intervenção. Segundo Mioto, houve no interior das instituições, um processo de burocratização dos procedimentos e de regulamentação para a condução dos estudos socioeconômicos, assimuma nova lógica foi sendo engendrada, ganhando uma nova configuração pautada em dois ponto fundamentais:
• O assistente social tem como objetivo de sua ação as expressões da questão social, e essa premissa não admite que se vincule a satisfação das necessidades sociais à competência ou incompetência individual dos sujeitos.
• Exige-se que a ação profissional seja pensada na sua teleologia,para além de sua eficiência operativa ou de instrumentalidade, incorporando o compromisso ético com a transformação social, como propõem Guerra (2000).
Desta forma, podemos entender como a perspectiva critica no serviço social provocou uma revolução nas formas de conceber e conduzir os estudos socioeconômicos, passando a ser entendidos como ações significativas no processo de ampliação e garantiados direitos fundamentais, para tanto também foram se afirmando terminologicamente como estudos sociais. Tendo por finalidade, conhecer com profundidade e de forma critica uma determinada situação ou expressão da questão social, segundo Mioto objeto da intervenção profissional especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais. Desta maneira a ação profissional dos assistentes sociais se dacomo reveladora do compromisso com a matriz da teoria critica.
Nesse sentido, os estudos sociais subsidiam pareceres sociais que se dão como instrumentos de viabilização de direitos, algo como um meio de realização do compromisso profissional com os usuários, tendo em vista segundo Silva, a equidade, a igualdade, a justiça social e a cidadania. Contendo tanto uma dimensão operativa quanto umadimensão ética e expressa. Mas dentro de um vasto universo de utilização, o estudo socioeconômico assume determinadas características e finalidades condicionadas tanto pelas especificidades das áreas- tais como: saúde, educação, judiciário. – como pela natureza dos espaços sociocupacionais – podendo ser o publico ou o privado – e isso tanto exige do profissional conhecimentos relacionados amatérias especificas, como impõem condutas éticas e limites à sua ação.
Os estudos sociais são estruturados a partir dos sujeitos para os quais a ação esta dirigida, formas de abordagem desses sujeitos, bem como pela utilização de forma responsável e consciente, sendo a base para emissão de pareceres e laudos que no caso de processos judiciais tem valor de provas e ainda contribui com a formulação ou...
tracking img