Estudo sobre o uso qualitativo dos laboratórios de informatica em escolas estaduais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACUDADE METROPOLITANA DE CURITIBA
FABIO AUGUSTO DIAZ BORGES





















ESTUDO SOBRE O USO QUALITATIVO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMATICA EM ESCOLAS ESTADUAIS





















SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
AGO/2012
FABIO AUGUSTO DIAZ BORGES

























ESTUDO SOBRE O USO QUALITATIVO DOS LABORATÓRIOS DEINFORMATICA EM ESCOLAS ESTADUAIS




Trabalho apresentado para obtenção da nota parcial
em Sistemas de Informação, orientado pelo professor:
Ioquir 7° período de Sistemas de Informação da
Faculdade Metropolitana de Curitiba - FAMEC











SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
AGO/2012

Resumo do Projeto

Há muitos anos, as escolas vêm recebendo muitas criticas pelo baixo desempenho dosalunos no ensino de informática. Embora a solução para este problema seja complexa, um dos instrumentos apontados, é o uso das atividades experimentais como foco de aprendizagem para o mundo cientifico. Apesar de, atualmente, a prática experimental ser pouco aplicada nas escolas, alguns autores acreditam que os alunos que fizerem uso dos laboratórios e de aulas práticas vinculadas a eles ou não, terãouma maior compreensão a informática e, portanto, melhor desempenho na disciplina. Assim, a hipótese do presente estudo é a de que os laboratórios e aulas praticas são subutilizados no ensino de informática por diversos fatores, em especial nas escolas de rede publica, e o objetivo dessa pesquisa é identificar o quanto e como os laboratórios e aulas práticas de informática são utilizados nasescolas de Curitiba, no Município de Curitiba. Para tanto, serão investigadas 30 escolas e aplicados questionários aos professores de informática das mesmas com perguntas investigando o uso e frequência destas práticas pedagógicas, a importância que é dada a elas e a formação dos docentes para tanto. Também, os laboratórios das escolas investigadas serão visitados e será analisada sua infra-estrutura emateriais disponíveis.



























SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
JUSTIFICATIVA 6
OBJETIVO GERAL 7
OBJETIVO ESPECÍFOCO 8
METODOLOGIA 9
CRONOGRAMA 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO

Há vinte anos se vem discutindo sobre a pesquisa e o ensino da informática no brasil. A preocupação é a formação acelerado dos alunos e professores, pois o ensino de informáticanas escolas das séries iniciais do ensino fundamental se mostra pouco eficaz, e deveria ter um melhor aprendizado e desempenho e das metodologias aplicadas. As escolas recebem várias criticas nos últimos anos e o uso de aulas práticas está sendo colocados como principal foco de ensino atualmente.

O avanço da tecnologia se deu durante a década de 1960 com a “guerra fria”, quando os EstadosUnidos fizeram um investimento bilionário a fim de vencer esta batalha. A intenção não foi educacional, mas foi o empurrão que faltava para a tecnologia crescer, pois para que o EUA tivesse resultados precisava de cientistas e laboratórios de ultima geração da época, causando então um alto investimento em laboratórios de tecnologia.

Iremos desenvolver um trabalho que visa mostrar para o leitor comoestá a qualidade do ensino de informática nas escolas estaduais do Paraná, utilizando uma pesquisa com questionários aplicados a escolas da região de Curitiba. Após ter a resposta dos questionários iremos fazer uma análise estatísticas utilizando o teste do qui-quadrado.

JUSTIFICATIVA
Este trabalho se justifica pela importância da existência das atividades na rotina das aulas de informáticabem como pela falta de dados a respeito deste assunto no estado do Paraná.

Será verificado se as escolas estaduais de Curitiba tem laboratórios adequados para o ensino das atividades de informática, ou que envolvam pesquisas utilizando os laboratórios, se os laboratórios tem uma infraestrutura adequada para atender a necessidade dos alunos, tem equipamentos adequados como computadores...
tracking img