Estudo sobre o software de b.i jaspersoft

1735 palavras 7 páginas
Histórico da Empresa:

Um antigo provérbio inglês dizia, “É preciso ensiná-lo a pensar”, um adágio que é igualmente verdadeiro em Bucareste, na Romênia, onde, em 2001, o desenvolvedor da Java e futuro co-fundador da Jaspersoft, Teodor Danciu, precisou incorporar capacidades de relatório em um aplicativo. Suas primeiras escolhas para a tarefa foram soluções exclusivas como o Crystal Reports, mas o software apresentou desafios técnicos na integração com a plataforma Java ou os produtos eram muito caros.

Dessa forma, Teodor decidiu criar seu próprio mecanismo de relatórios e biblioteca baseados em Java. Ele aplicou seus esforços iniciais no SourceForge, onde foram recebidos e refinados de maneira entusiástica. O resultado foi a JasperReports Library (Biblioteca JasperReports): J para Java e Jasper é um cristal, conhecido por fornecer estabilidade, segurança e equilíbrio.

Mas boas ferramentas de relatórios precisam de um bom editor visual para a criação de relatórios sofisticados e gabaritos de relatórios. De volta ao trabalho! Trabalho demais para pouco resultado. Em 2002, Giulio Toffoli, um usuário do JasperReports e membro da comunidade de usuários de software de código aberto, estava procurando uma solução melhor para projetar relatórios, o que o levou a criar o Jaspersoft iReport Designer, um gerador visual de relatórios para o JasperReports. Os desenvolvedores que precisavam de facilidade incorporada, imediatamente abraçaram os dois projetos.

Nessa época, o mercado de inteligência de negócios estava totalmente maduro para o surgimento de uma alternativa comercial de código-fonte aberto. Em 2004 Teodor, Giulio e os principais membros de suas equipes de desenvolvimento juntaram forças com uma empresa com sede em São Francisco para criar o Jaspersoft. Pouco depois, a Jaspersoft adicionou uma ferramenta de relatórios baseada no servidor - JasperReports Server - à linha de produtos. Isso ampliou muito as capacidades da Biblioteca do JasperReports e do

Relacionados