Estudo sobre o livro: retardo mental cap 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Associação Catarinense de Ensino
Professora: Ana Carolina Wolf Motta
Alunas Inêz Hellmann e Mileine Vargas

Estudo sobre o livro: Retardo Mental

Capítulo 3:

01 - a) Das escalaspsicométricas deduz-se a assim chamada “idade mental”, ou então o confronto com as capacidades médias de cada faixa etária e o QI (que, lembremos, é a relação entre “idade mental” e “idade cronológica”). As provasque se afastam da média de dois ou mais “desvios padrão”, isto é, com QI inferior a 70, constituem o primeiro sintoma do retardo mental. A isso se deve associar – um distúrbio significativo dascapacidades de adaptação às exigências do ambiente. Esse “critério psicométrico”, que nos permite uma distinção quantitativa, foi confirmado nas mais importantes classificações internacionais. Essaclassificação tem importância sócio-assistencial, mas que se torna grosseira e de pouco significado prático, porque apresenta as limitações de todo diagnóstico psiquiátrico que seja quantitativo eestatístico. Demonstrou-se, de fato, a relatividade do conceito de QI, a sua dependência de fatores contingentes, por exemplo, emotivos, a sua inconstância no tempo e, portanto, a dificuldade de comparaçõesdurante o desenvolvimento.

b) O psiquiatra francês R. Misés analisou e classificou a estrutura da personalidade no retardo mental em dois grupos: harmônicos e desarmônicos. Os indivíduos comdeficiência mental harmônicos não tem problemas afetivos relevantes, exceto uma imaturidade global e dificuldades de adaptação; os desarmônicos podem apresentar conflitos internos como ansiedade, fobias,obsessões (distúrbios de tipo neurótico) ou, então, sintomas mais graves, como pouca aderência à realidade, extravagâncias incontroladas e graves dificuldades sociais (distúrbios de tipo psicótico).

c) Omodelo baseado na intervenção necessária para a recuperação, ou seja, julgando parâmetro “intensidade da necessidade de assistência” como mais adaptado para expressar as limitações funcionais do...
tracking img