Estudo sobre o guaravita

Páginas: 3 (649 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE CARIOCA (UNICARIOCA)
ADMINISTRAÇÃO, MARKETING, PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO MARKETING
PROFESSORA: PATRÍCIA PORTELA AMORIM
ALUNOS: LUCIMAR BERSOT, RODRIGORIBEIRO, PAULO CESAR SIQUEIRA, BRUNO GOMES, WILLIAN GOMIDES, MICHELE DE LUCA, IURI DOMINGUES, ORTAN LOPES

A INVASÃO DAS MARCAS TALIBÃS

RIO DE JANEIRO, ABRIL DE 2011

Leiam o texto da Revista Examede 2003 e respondam:
Vocês acreditam que a fatia de mercado das marcas talibãs tem crescido ou decrescido desde 2003? Justifique a sua resposta baseando fontes (dados e pesquisas documentaris) ecitando 2 exemplos (no mínimo).

As marcas Talibãs com certeza aumentaram sua fatia no mercado principalmente pelo desenvolvimento econômico do Brasil. As classes C e D ganharam maior poderde compra, houve um aumento de renda e mais pessoas estão saindo da linha pobreza a cada ano, fora as facilidades de créditos que aumentaram. Aproveitando o descuido das grandes marcas os Talibãs sedesenvolveram suprindo as necessidades com produtos à preços mais acessíveis. As classes C e D hoje representam uma margem significativa da população brasileira.

Muitas empresas estão revendoseus planos de marketing, e estão tentando não perder mercado para as marcas Talibãs, criando novos produtos ou até mesmo adquirindo essas empresas, como é o caso da Coca-Cola que comprou as empresasSucos Del Valle numa transação milionária e o Guaraná Jesus no estado do Maranhão.

Um supermercado como o Pão de Açúcar à 10 anos atrás oferecia 5.000 itens nas prateleiras agora tem12.000, o hipermercado Extra passou de 20.000 para 80.000(LOPES, 2002).

A Nestlé, por exemplo, aumentou sua linha de 400 itens em 1992 para quase 1.100 atualmente. Uma única divisão da empresa, ade refrigerados, abarca hoje 86 produtos como iogurtes, sucos e requeijão cremoso. Dez anos atrás, ela produzia menos da metade desses itens. "Lançamos quatro ou cinco novos produtos refrigerados por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo sobre a Histeria Estudo sobre a Histeria...
  • Estudo sobre gestão de marketing
  • Estudo sobre apocalipse
  • Um estudo sobre a teoria dos números
  • Estudo sobre a Igreja de Filadelfia
  • Estudo sobre os "rolês"
  • Um estudo sobre motivação e aprendizagem
  • estudo sobre a cal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!